Peritos Projecto Saúde - Posto de Apoios Provinciais: BENGUELA
PASS II - Programa de Apoio ao Sector da Saúde II - Lubango, Benguela
Fechado
Contrato
Descrição
OBJECTIVO DOS APOIOS
1. Melhorar a qualidade das intervenções provinciais do PASS II (Benguela, Bié, Huambo, Huíla e Luanda), através do reforço da sua integração e coerência.
2. Facilitar melhor apropriação ao nível provincial (DPSs) das actividades e metodologias implementadas pelas áreas técnicas do PASS II, o que deverá assegurar uma melhor sustentabilidade das intervenções.
RESULTADOS ESPERADOS DOS APOIOS
1. Intervenções dos Pacotes Funcionais - PFs (Planificação Estratégica, SIGS, Recursos Humanos, Municipalização e SMI) implementadas nas 5 Províncias de intervenção com maior qualidade.
2. Assegurada a integração e coerência da intervenção global implementada.
3. DPSs capazes de replicar as actividades e metodologias desenvolvidas pelas 5 areas de intervenção (Pacotes Funcionais).
4. Plano de transferência provincial das intervenções, desenhado e implementado.
5. Relatório Final da intervenção sistematizada em cada província (entende-se por sistematização, a descrição específica dos resultados obtidos, relacionando estes com as dificuldades específicas de cada Província avaliando selectivamente o grau de apropriação, a capacidade de replicação e sustentabilidade).
ACTIVIDADES RELACIONADAS AOS RESULTADOS
1. Qualidade
1.1. Assegurar que não existam sobreposições temporais ou de outro tipo entre as actividades das diferentes áreas técnicas.
1.2. Realizar o trabalho específico definido por cada área técnica na(s) sua(s) Província(s) com a DPS.
1.3. Elaborar os Relatórios Trimestrais da(s) sua(s) Província(s).
2. Coerência
2.1. Assegurar que o conjunto de actividades dos PFs realizadas em cada Província seja compreendida pela DPS e DMSs alvo, como uma única intervenção.
2.2. Identificar aspectos de melhoria específicos a serem aplicados na(s) sua(s) Província(s) para aumentar a percepção de coerência pelas instituições.
2.3. Propor à Unidade de Gestão do PASS II o apoio a implementação das actividades retidas para assegurar essa coerência.
3. Transferência
3.1. Elaborar, de acordo com as orientações dos responsáveis dos PFs e a realidade local, o Plano de Transferência do conjunto das intervenções.
3.2. Responsabilizar-se pela implementação na(s) sua(s) Província(s) das actividades estabelecidas no Plano de Transferência aprovado pela da UGP.
4. Sistematização
4.1. Elaborar o Relatório Final da intervenção na Província cujo elemento principal é a sua “Sistematização” de acordo aos pontos anteriores (Qualidade, Coerência, Transferência).
METODOLOGIA DOS APOIOS
Os Peritos serão contratados por um período aproximado de 300 dias intermitentes entre Abril 2107 e Outubro 2018. Serão realizadas Missões de Trabalho de entre 1 e 3 meses (segundo programação detalhada a ser elaborada ao inicio dos trabalhos) de apoio às 5 Províncias.
No desempenho das suas tarefas os Peritos estarão concentrados em concertar as actuações com a Equipa de AT já existente (responsáveis dos conteúdos técnicos) e realizarão as suas tarefas através de visitas regulares as DPS (cujo Director será a sua contraparte técnica), reuniões e seminários com os membros das DPS e DMS, assim como a elaboração de Relatórios técnicos e de avanço.
Requisitos
PERFIL DE POSTO
Formação
-
Formação na área de Ciências de Saude.
-
Será valorizada a especialização em Saúde Pública ou Gestão de Saúde.
Experiência Geral
-
Mais de 10 anos de experiência como profissional da saúde, constituirá um requisito mínimo.
-
5 anos de trabalho directo em sistemas de saúde pública local em países em vias de desenvolvimento, constituirá um requisito mínimo.
-
O exercício de funções na área da saúde em Angola, constituirá um requisito mínimo.
-
Experiência comprovada em reforço institucional.
-
Capacidade para transferir conhecimentos.
-
Alta capacidade de coordenação, monitoria e avaliação
-
Alta capacidade de elaborar documentos e relatórios
Experiencia específica
-
Compreensão e expressão verbal e escrita do português.
-
Adaptabilidade ao realização de tarefas em instituições com fraco desempenho e em mudança / mutação.
-
Conhecimento do contexto socio-politico e sanitário de Angola.
Empregador
PASS II - Programa de Apoio ao Sector da Saúde II
PASS II - Ministério de Saúde de Angola
Confira vagas semelhantes
Gestor (Manager) do Programa Erradicação da Dracunculose (ED) de Carter Center
Gestor (Manager) do Programa Erradicação da Dracunculose (ED) de Carter Center
Assistente de Processamento de Salários (Payroll) de Empresa líder em Distribuição / Comércio a Grosso / Comércio a Retalho
Coordenadora de Recursos humanos de IVAMARG - Investimentos e Participações Lda.