Como superar a timidez em entrevistas de emprego

Neste artigo procuramos ajudá-lo a superar a timidez e ansiedade que pode ter durante entrevistas de emprego. De acordo com vários especialistas, até os profissionais mais experientes passam por momentos de tensão e stress nestes momentos. A entrevista é um dos pontos mais importantes do processo de selecção e contratação. É natural que fique ansioso e tenso ao ser avaliado durante a entrevista, mas é fundamental mostrar que sabe lidar com a pressão e superar a timidez para conseguir demonstrar todo o seu potencial.

Os recrutadores são profissionais preparados para lidar com vários tipos de personalidades, razão pela qual não deve ter medo de expressar as suas ideias durante a entrevista. E lembre-se que se você chegou até à fase da entrevista é porque consideram que possui os atributos necessários para a vaga em questão.

Confira as nossas dicas para superar a timidez e ansiedade e ter uma carreira de sucesso:

Prepare-se
É fundamental que um candidato saiba sobre o que deve falar na entrevista de trabalho. É necessário que faça uma pesquisa sobre a empresa, de modo a conhecer a sua missão, os seus valores até saber mais sobre a pessoa que o vai entrevistar. Pode conseguir essa informação no site da empresa e conversando com pessoas que trabalhem na empresa, sendo que o LinkedIn é uma boa ferramenta para encontrar e contactar essas pessoas.

Treine a entrevista
Lembre-se sempre do velho ditado que a prática leva à perfeição. Este ditado também se aplica nas entrevistas de trabalho: treine todo o tipo de perguntas e respostas mais comuns que possam surgir, preferencialmente com um amigo ou familiar no papel de recrutador. Outra técnica que funciona muito bem é falar diante do espelho ou gravar as suas respostas. Com estes exercícios consegue observar ao detalhe quais os aspectos que você deve melhorar.

Seja assertivo
Durante uma entrevista de emprego é importante ser honesto consigo mesmo e com os recrutadores. Assim, garante estar seguro do que diz e transmite essa segurança ao recrutador. Um dos erros mais comuns feitos por pessoas introvertidas é acreditar que tentar transparecer que não são tímidas lhes garantirá um melhor desempenho diante dos entrevistadores. Passar uma imagem que não representa a sua personalidade e desgastante e pode levar ao fracasso.

Procure o autoconhecimento
É fundamental que conheça os seus pontos fortes e os pontos que precisam de ser melhorados. Saiba quais são os seus objectivos e os seus limites. Este processo de auto-conhecimento irá ajudá-lo a ampliar suas capacidades e habilidades.

Tenha atenção à postura corporal
Muitas vezes o corpo dá mais indicações do que as palavras. Desse modo, é necessário ter alguns cuidados com a sua postura. É muito importante que cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e tenha um sorriso no rosto. Mantenha a sua cabeça erguida e os ombros ligeiramente voltados para trás, no entanto, sem exageros para não parecer arrogante. Evite gestos excessivos, mas não fique muito parado. Não cruze as pernas e assegure-se de que os seus pés estão alinhados no chão e na direcção do entrevistador. O seu olhar deve estar sempre na direcção da pessoa com quem está a falar. Tente, ao máximo, não desviar os olhos para outras direções. Uma boa técnica para vencer a dificuldade de sustentar o olhar é fixar a vista no ponto entre os olhos do recrutador.

Esteja seguro de si
Mostrar segurança é um ponto crucial na entrevista de emprego. Contudo, para uma pessoa com timidez pode ser um desafio mostrar-se seguro e confiante. Confiar em si é a chave para superar os obstáculos. Assim sendo, deve acreditar nas suas capacidades e, ainda que não tenha experiência, demonstrar vontade de aprender e de crescer pessoal e profissionalmente. Existem pessoas que crêem que só pessoas extrovertidos conquistam os melhores cargos e têm sucesso profissional. Importa relembrar que alguns dos grandes pensadores e líderes do passado e da atualidade eram pessoas introvertidas e conseguiram chegar ao topo porque souberam como vencer timidez. Para mais informações sobre o tema veja este vídeo.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis, caso tenha alguma dúvida ou questão não hesite em partilhar nos comentários.