Quais as roupas adequadas para uma entrevista de emprego?

De acordo com vários estudos, existe uma tendência generalizada em julgar uma pessoa no primeiro contacto pela roupa que apresenta. A maneira como se veste deve ter sempre um impacto positivo, faz parte da sua marca pessoal.

Quais são as roupas adequadas para uma entrevista de emprego?

Esta é uma pergunta que paira na cabeça de muitos candidatos. Para ser admitido numa empresa não basta apenas possuir conhecimentos técnicos ou experiência profissionais, deve causar uma boa impressão pela sua forma de se apresentar e posicionar durante a entrevista de emprego. Quando nos referimos a usar roupas adequadas não tem a ver com utilizar roupas caras que não fazem o seu estilo, mas sim em seleccionar roupas com bom senso que transmitam uma boa impressão e confiança.

Confira as principais dicas de como se deve vestir para uma entrevista de emprego:

Conheça o perfil da empresa

O candidato deve ter conhecimento da cultura, missão e valores da empresa recorrendo às redes sociais ou site para saber tudo sobre o empregador. A outra forma de obter informações sobre a empresa é conversar com um funcionário da mesma, ele irá auxiliá-lo a compreender o estilo e prefil das pessoas que constituem a empresa.

Saiba qual o perfil do cargo para o qual se candidata

Muitas vezes dentro da mesma empresa os seus funcionários vestem-se de maneira diferente, dependendo do departamento ou cargo que ocupam. É fundamental tentar obter informações sobre o cargo para o qual se candidata,  de forma a não causar má impressão. Por exemplo, se você se vestir de forma inadequada que não vai de encontro com os valores da empresa, o entrevistador pode interpretar como falta de cuidado ou pouco profissionalismo.

Roupas para cada estilo são:

Estilo formal – o candidato deve utilizar terno, gravata, blazer, camisa e calça social, vestido com comprimento adequado e saia com comprimento adequado.

Estilo informal – por sua vez, no estilo informal as roupas recomendados são: calça jeans, camisa social, camisa pólo, vestido com comprimento adequado.

Para não passar uma imagem negativa recomendamos que escolha tons suaves ou neutros (branco, bege, cinza, preto e azul marinho), roupas mais clássicas (terno, blazer, camisa, calça social), sapatos de cor escura, sapatos sem salto ou altura mediana e maquilhagem mais leve.

O que pode assustar o entrevistador ou recrutador?

Evite vestir roupas de cores muito fortes, estampas exageradas, decote, muitas jóias ou bijuterias, roupas muito curtas, sapatos muito altos e maquilhagem carregada.

Caso tenha outras dicas de como se apresentar numa entrevista de emprego não hesite em comentar e partilhar as suas ideias com outros candidatos no nosso blog.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone