RELATÓRIOS DO ESTUDO MUNDIAL DE TALENTOS 2019 PARA ANGOLA

 

Em seguimento a apresentação oficial dos relatórios Decoding Global Talent e Decoding Digital Talent do dia 31 de Maio 2019 realizada durante a cerimônia de abertura da Feira do Talento Jobartis 2019, colocamos aqui em baixo a sua disposição os links de descarga para obter sem custo algum os documentos e estatísticas oficiais por via da Jobartis como parceiro local do projecto em Angola.

Estes relatórios de interesse para gestores de empresa, RH, media e entidades do governo são o resultado do Estudo Mundial de Talentos 2018, realizado pela Boston Consulting Group e The Network, em parceria com a Jobartis. Este estudo contou com a participação de 366.000 pessoas no geral e 6.000 empregadores/empresas de 197 países, um dos quais Angola.

A continuação descrevemos num breve resumo alguns dos pontos principais de estes relatórios.

Um dos principais destaques de este relatório passa pela redução da vontade das pessoas em ir trabalhar para o estrangeiro. 57% dos trabalhadores inquiridos responderam que gostariam de trabalhar noutro país. Apesar de ser um número bastante elevado, representa uma redução de 7% comparativamente a 2014, ano em que foi feito o último Estudo Mundial de Talentos.

Outro dos destaques do Estudo está relacionado com a importância que os trabalhadores dão ao relacionamento com colegas e ao balanço entre a vida pessoal e profissional.

Como é natural, existem algumas variações por país e região. Relativamente ao mercado angolano, 58% dos inquiridos revelaram que gostariam de trabalhar no estrangeiro, elegendo os Estados Unidos, África do Sul e Portugal como os destinos mais apetecíveis.

Relativamente aos aspectos mais valorizados no local de trabalho pelos trabalhadores em Angola, destacam-se a formação e desenvolvimento de competências, a estabilidade no emprego e a oportunidade de progredir na carreira.

Como parte do estudo mundial de talentos, houve um foco pormenorizado para o talento digital como uma nova tendencia forte nos mercados para poder ajudar aos profissionais a perceber melhor aonde e como obter esse talento. A BCG e a The Network entrevistaram 27.000 pessoas em 180 países com conhecimento especializado em habilidades como programação e desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos móveis, inteligência artificial e robótica e engenharia.

Os especialistas digitais têm várias coisas em comum. Oitenta por cento têm diploma universitário e 68% são homens. Ao contrário da sabedoria popular, sua principal preferência é trabalhar para uma grande empresa, não uma startup. Apenas 9% estão na alta administração e 41% trabalham em cargos sem responsabilidades gerenciais.

Subgrupos de especialistas digitais têm habilidades em áreas onde a demanda está crescendo de forma significativa e urgente, especificamente em maneiras ágeis de trabalhar (18%) e IA (14%).

Em média, 67% dos especialistas digitais se mudariam para uma oportunidade de carreira melhor, mas o interesse varia muito de país para país. Mais de três quartos dos residentes em lugares, incluindo a Índia e o Brasil, mudariam para o trabalho, enquanto em países como a China, menos de um em cada quatro considerariam tal movimento. Por outro lado, apenas 55% dos não especialistas se mudariam para o trabalho.

A vontade de mudar é maior para os especialistas digitais das economias em desenvolvimento, que se mudariam para obter acesso a melhores oportunidades para avançar em suas carreiras. “Quando aprofundamos os dados, também vimos que em muitas partes do mundo as pessoas com habilidades digitais especializadas estão mais interessadas em se mudar para um país próximo ou para um lugar onde compartilham a língua ou a cultura”, disse Rainer Strack, um sócio sênior do BCG e co-autor do relatório.

Os EUA e a Alemanha são países populares para trabalhar no exterior. Além dos EUA, outros destinos importantes para especialistas digitais incluem Alemanha, Canadá, Austrália e Reino Unido. Os mesmos cinco países também são os destinos mais populares em todo o mundo para qualquer pessoa interessada em se mudar para o trabalho, conforme determinado no estudo 2018 Decoding Global Talent.

Londres, a principal cidade do mundo para quem quiser se mudar, é também o principal destino de trabalho para especialistas digitais, cujas próximas opções são Nova York, Berlim, Amsterdã e Barcelona. As conclusões do estudo deixam claro que o apelo de algumas das principais cidades excede a atratividade de seus países entre os especialistas digitais.

Especialistas digitais gostam de ter um equilíbrio entre trabalho e vida e oportunidades de aprendizado e treinamento sobre qualquer outro aspecto do trabalho, de acordo com o estudo. Os especialistas digitais também valorizam as oportunidades de desenvolvimento de carreira e boas relações com colegas e gerentes.

MAIS INFORMAÇÕES

Os resultados do Estudo Mundial de Talentos 2018 o surpreenderam? Coincidem com o que pretende para a sua carreira?

Caso pretenda obter informação mais detalhada sobre o estudo, descargue os relatórios completos nos links acima ou contacte com a equipa Jobartis por via do email [email protected].

Partilhe a sua opinião nos comentários nas nossas redes sociais!

Twitter: https://twitter.com/jobartis/status/1140539580992692224

Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2224722070896377&id=515378461830755

Linkedin: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6546302764685897728/

 

 

SOBRE A JOBARTIS:
A Jobartis é uma empresa de recrutamento que possui e comercializa o uso do portal de emprego www.jobartis.com em Angola. Este site é a ferramenta de recrutamento Nº1 em Angola, tanto em termos de número de postos de trabalho publicados como de candidatos registados na base de dados, com mais de 500.000 CVs. Também está no top 5 dos sites mais visitados no país. Nenhuma outra empresa em Angola pode contar com uma ferramenta de recrutamento tão poderosa.
A singularidade de nossa capacidade nos permite oferecer a mais ampla gama de serviços aos nossos clientes e reagir com mais rapidez e eficiência do que qualquer outro concorrente no mercado. A Jobartis é uma empresa registada no MPTSS com licenças de Recrutamento e Cedência de Trabalhadores, assim como em outras entidades como CAE, Ministério dos Petróleos, e outras.
Como referido, o Jobartis foi pioneira em Angola no serviço online, mas ao longo dos anos, adaptamos para atender às necessidades de nossos clientes, oferecendo agora uma gama completa de serviços, incluindo recrutamento e seleção tradicional.
A Jobartis tem hoje as suas próprias operações em Espanha, Portugal, Angola, Zâmbia e Camarões, e também é membro da The Network, a associação internacional exclusiva de portais de emprego com a qual podemos obter talentos de todo o mundo, através de 180 parceiros internacionais.

https://www.jobartis.com/empregador/inicio

SOBRE O BOSTON CONSULTING GROUP:
O Boston Consulting Group (BCG) é uma empresa global de consultoria em gestão e o principal consultor mundial em estratégia de negócios. Fazemos parcerias com clientes dos setores privado, público e sem fins lucrativos em todas as regiões para identificar suas oportunidades de maior valor, abordar seus desafios mais críticos e transformar seus empreendimentos. Nossa abordagem personalizada combina um profundo conhecimento sobre a dinâmica das empresas e mercados, com uma estreita colaboração em todos os níveis da organização do cliente. Isso garante que nossos clientes obtenham uma vantagem competitiva sustentável, construam organizações mais capazes e assegurem resultados duradouros. Fundada em 1963, a BCG é uma empresa privada com escritórios em mais de 90 cidades em mais de 50 países. Para mais informações, visite www.bcg.com.

SOBRE A THE NETWORK:
A The Network é uma aliança global de mais de 50 sites líderes de recrutamento, comprometidos em encontrar os melhores talentos em mais de 130 países. Fundada em 2002, a The Network tornou-se líder global em recrutamento online, atendendo a mais de 2.000 corporações globais. Oferecemos a essas corporações um único ponto de contato em seus países de origem e permitimos que trabalhem em uma única moeda e com um único contrato – ao mesmo tempo em que dão acesso a uma força de trabalho global. Os sites de recrutamento na The Network atraem quase 200 milhões de visitantes únicos por mês. Para mais informações, visite www.the-network.com.

CONTACTOS:

[email protected]
https://www.jobartis.com/empregador/inicio
Telefone: (+244) 225 300 180

Equipa Jobartis Angola

 


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone