Recrutamento em Angola: Como conseguir trabalho

O processo de recrutamento em Angola é às vezes complicado, dado que a demanda de trabalho é muito maior que a oferta. Existem multidão de candidaturas para uns poucos postos de trabalho. Pese a tudo, a tendência joga a nosso favor e as possibilidades de encontrar trabalho são a cada dia maiores.

Mas para realmente conseguir aproveitar estas oportunidades, há que saber onde estão as possibilidades de recrutamento em Angola, já que a busca de emprego deve ser correctamente realizada.

Nesta momento vamos analisar uma série de passos que devemos dar para conseguir alcançar o nosso objectivo. Mais especificamente, o processo conta com 7 passos.

Recrutamento em Angola

Recrutamento em Angola

1. Analisa as tuas habilidades e debilidades

É provável que te dês conta de quais são os teus pontos fortes e debilidades enquanto fazes o teu CV ou enquanto lês ofertas de trabalho. Afinal de contas, se queres aceder ao posto de trabalho deves cumprir a série de requisitos que pedirá o empregador. É a primeira parte do processo de recrutamento em Angola.

Para além de ter claro este aspecto, já que nas entrevistas de trabalho é muito habitual que te perguntem pelas tuas qualidades e debilidades, deves saber responder. Nesta outra publicação falamos de como impressionar o empregador.

Deve-se ter em conta os seguintes pontos:

Educação

Deve-se anotar todos os conhecimentos que ache  relevantes para o posto. Não pense só nos cursos e títulos, também tem de pensar em habilidades. Deve-se ser capaz de fazer empregador ver que trabalhas bem em equipa, tomas decisões sob pressão, que és proactivo…

Perfil profissional

Deve-se anotar os pontos fortes e fracos para o posto de trabalho ao que te vais apresentar. Durante um processo de recrutamento em Angola o empregador vai cuidar de procurar perfis, isto é, tratará de catalogar cada pessoa para cada posto, e a tua missão é que te encaixes o melhor possível no que desejas. Descobre o perfil que o empregador procura e luta para te situar como tal.

Motivação

Que tarefas são as que te motivam? Isto é a chave para enfrentar a entrevista de trabalho com sucesso. Detecta aqueles aspectos que mais gostaste na tua formação ou em trabalhos anteriores, e que são os que procurarás nos teus novos trabalhos, já que seguramente estes trabalhos estarão muito relacionados com maiores habilidades e não com tuas debilidades.

2. Ter o Curriculum perfeito

Uma vez realizado o exercício anterior, poderás realizar o curriculum vitae perfeitoe poder mostrar à empresa que és capaz de resolver os seus problemas e suprir as suas necessidades, realçando as tuas habilidades, e minimizando as tuas potenciais debilidades. Nesta outra publicação falamos sobre como elaborar um Curriculo.

3. Aproveita as redes sociais e os portais de emprego

A busca de emprego vai levar-se a cabo cada vez mais através das redes sociais, como por exemplo Linkedin. Enquanto nos portais de emprego como Jobartis adopta-se uma atitude passiva, carregando o teu curriculum e esperando ser contactado, nas redes sociais adoptas uma atitude ativa dando a conhecer como profissional. Porém, os portais de emprego são actualmente a melhor via de aceder ao processo de recrutamento em Angola.

4. Faz Networking

Temos falado em outras ocasiões sobre isto, como por exemplo no post: 22 formas de criar um “Network” para encontrar emprego.

Foca-te em contactar pessoas que te podem dar um emprego. Centra-te em criar relações através de redes sociais como Linkedin ou em eventos do teu sector. Se fazes 1 contacto novo a cada dia, ao cabo do ano podes ter 365 novas oportunidades de emprego.

5. Constrói a tua marca pessoal

A marca pessoal é uma tendência em auge, e dá-te um valor profissional muito maior que o que te possa dar qualquer curriculum.

Entre as vantagens de ter uma marca pessoal podemos destacar:

– Posicionar-te como experiente num sector de mercado.

– Enviar uma mensagem única, que te diferencia do resto de candidatos ao posto de emprego.

– Passar a ser a demanda, em vez de oferta. Já não és um candidato que procura emprego, és um líder ao que pesquisam as empresas.

Podes começar a construir tua marca pessoal em redes sociais como Linkedin, e podes ir para além abrindo um blog ou publicando vídeos no youtube relacionados com a temática em que trabalhas. Tenha o objectivo em mente: aceder a um processo de recrutamento.

6. Aperfeiçoa o processo de busca emprego

Uma publicação relacionada com este ponto é a seguinte: Como gerir o tempo na busca de emprego em Angola.

Devemos aperfeiçoar nosso sistema de busca de emprego. Não nos conformar com o que fazemos sempre. Devemos provar coisas novas, reenfocar o nosso curriculo, tentar ir a diferentes empresas, provar diferentes tipos de trabalhos, e nunca perder tempo. Procurar trabalho é um emprego de 8 horas.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone