Que é Linkedin e como funciona

Hoje vamos explicar a fundo que é LinkedIn e, sobretudo, fá-te-emos ver que LinkedIn é bem mais que um simples CV em linha. Características que diferencia Linkedin de outras redes sociais e o valor acrescentado que te pode contribuir.

LinkedIn

Que é LinkedIn?

LinkedIn é uma rede social fundada em dezembro de 2002 e lançada em maio de 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Konstantin Guericke, Eric Ly e Jean-Luc Vaillant. Neste momento LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e conta com mais de 150 milhões de utentes em mais de 200 países e territórios.

¿Quem estão em LinkedIn?

LinkedIn é uma rede social profissional, isto é, está orientada mais a relações comerciais e profissionais que a relações pessoais e por tanto nesta rede social o que encontrarás são empresas e profissionais que procuram se promover, fazer novos contactos e negócio.

Quanto ao nível de uso (ou engagement) com a que os utentes utilizam esta ferramenta, a situação é a seguinte:

O 47.6% dos utentes usa LinkedIn de 0-2 horas por semana.
O 26% usa-o entre 3 e 4 horas.
E o 12.2% usa-o entre 5-6 horas por semana, isto é, aproximadamente durante 20-25 horas no mês.

Como funciona LinkedIn?

O primeiro passo para começar usar LinkedIn é muito parecido à confecção de um CV. Registas-te, creias tua conta e começas a rechear teus dados profissionais que são basicamente os que porias em teu CV: titulaciones profissionais, educação, posto de trabalho atual e postos passados, habilidades, publicações, etc.

Quando realizes o processo começarás a ver os primeiros signos do enorme potencial que esconde LinkedIn porque conforme completas tua informação, LinkedIn começa a explorar tuas relações e descobrir coisas que provavelmente te surpreendam.

Se indicas que tens ocupado um posto de trabalho numa determinada empresa durante um período de tempo, LinkedIn examinará entre seus membros os empregados dessa empresa que também tenham estado trabalhando nela durante o mesmo período.

É normal que inclusive em pequenas empresas LinkedIn localize bastante gente e ta proponha como contactos, teu eleges se os aceitar ou não. Muita gente tem recuperado muitíssimos contactos perdidos ao longo do tempo com esta funcionalidade e só por isso já lhes valeu a pena cadastrar nesta ferramenta.

CV on-line

A ideia de poder ter teu curriculum vitae em internet e poder enviá-lo a praticamente qualquer pessoa é quiçá a funcionalidade que mais se associa a LinkedIn, ainda que isso não quer dizer que seja a mais importante como veremos mais abaixo.

Ter teu lugar site profissional é um primeiro passo importante para criar e promover tua marca pessoal em Internet… De facto, o CV tradicional encontre-se em declive em frente a aposta-a por este tipo de novos meios e na cada vez mais empresas considerarão um defeito o facto de não dispor de um perfil em LinkedIn.

Pensa também que estar presente a LinkedIn é uma garantia de que todo mundo tenha em todo momento informação actualizada sobre ti e não um papel que enviaste faz anos e que a cada vez estará mais defasado.

Ter teu perfil LinkedIn é muito útil para pequenos truques de promoção profissional como por exemplo, incluir o pé de assinatura de teus correios eletrónicos também teu perfil de LinkedIn. Isto contribuir-te-á visibilidade e impulsionará o crescimento de tua rede de contactos.

Agenda de contactos permanentemente actualizada e recomendações

O facto de que LinkedIn funcione também como rede de contactos o converte numa agenda de contactos incomparável a qualquer agenda tradicional. Uma vez que te ligas com alguém, vais ter em todo momento a tua disposição toda sua informação profissional actualizada sem esforço.

Ademais, LinkedIn incorpora as recomendações. Podes solicitar uma recomendação a teus contactos e eles, se estão dispostos à fazer (seria muito raro que não), podem redigir um breve resumo de sua opinião profissional sobre ti o qual aparecerá na secção de recomendações de teu perfil.

Contactos e buscas

LinkedIn proporciona-te potentes ferramentas com a que podes fazer novos contactos profissionais procurando empresas e gente com a que te interessa te relacionar. LinkedIn replica ademais mecanismos tradicionais de networking como o é a apresentação por médio de um contacto comum.

Grupos

Os grupos de LinkedIn são uma ferramenta fantástica com muitíssimas possibilidades. Para estar ao dia dos temas que te interessam, para consultar dúvidas profissionais com experientes, para impulsionar tua marca pessoal e muitas outras mais opções.

A dinâmica dos grupos é praticamente similar à de um foro de discussão, qualquer membro do grupo pode abrir um debate sobre qualquer tema e se consegue captar o interesse do grupo gera-se uma grande conversa entre profissionais. Participar nos grupos adequados proporcionar-te-á uma maneira magnífica de demonstrar teus conhecimentos aos demais e é por tanto uma muito boa forma de conhecer novos contactos.

Neste ponto há que comentar ademais que nos grupos de LinkedIn se respira de maneira muito generalizada uma atitude positiva e profissional, de colaboração e de muito boa atitude para as contribuições.

Por outra parte, existe também a possibilidade de criar teu próprio grupo LinkedIn sobre um tema no que és experiente ou que te interesse por algum motivo, o qual é outra estupenda forma de te posicionar como experiente em teu nicho.

Dá-te conta do potencial que esconde o facto de que tenha grupos que chegam a dezenas de milhares de membros e cujos membros estão subscritos por correio eletrónico à recepção das novidades do grupo (nas que aparecem os novos debates, entre outras coisas). Imagina-te o potencial e alcance disto e as possibilidades para tua marca pessoal.

Respostas

LinkedIn incorpora a ferramenta “repostas” nas que os demais te podem fazer perguntas sobre temas nos quais te posicionaste como experiente. Se tua resposta é eleita como a melhor, este facto aparecerá destacado em teu Perfil Linkedin, e comunicar-se-á a toda tua rede de primeiro nível.

É óbvio que conseguir se posicionar como uma pessoa capaz de responder com acerto a problemas que se propõem numa especialidad é outra maneira magnífica de acrescentar qualidade a teu perfil profissional e tua marca pessoal.

Aplicativos

Os aplicativos de LinkedIn permitem fazer coisas como, por exemplo, pendurar tuas apresentações em teu perfil profissional de LinkedIn ou publicar automaticamente os pós de teu blog. Os aplicativos acrescentam, em definitiva, um aspecto dinâmico a teu perfil profissional que se complementa à perfección com a parte mais estática que corresponderia basicamente a tua CV tradicional.

Com isto voltamos ao conceito de marca pessoal, que tua presença profissional em Internet se veja complementada com publicações, artigos e outros produtos de tua actividade profissional é algo que projecta uma imagem de muita qualidade e actividade profissional e por tanto outro valor acrescentado de muito peso de LinkedIn.

Resumo e valoração de LinkedIn

Se dás-te conta, a diferença de LinkedIn com a ferramenta tradicional do curriculum vitae com a que frequentemente se compara é quase um insulto a esta potentísima ferramenta profissional.

LinkedIn é bem mais, é uma ferramenta de networking, promoção profissional e de marca pessoal.

De facto é uma ferramenta tão potente e tão útil que existem blogs especializados que falam exclusivamente de LinkedIn de como o utilizar ao máximo

Tudo isto faz que estar em LinkedIn hoje em dia já há que o considerar quase obrigatório, já que são demasiadas a vantagens às que renunciarias não estando em LinkedIn e a cada vez maior o dano que com isso fazes a tua imagem profissional.

Se tens conta em Linkedin, podes compartilhar nos comentários ou deixando em nosso perfil de Facebook.

 

 


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone