Quanto páginas deve ter o seu currículo?

Esta é uma pergunta muito frequente e que surge quando pretendemos actualizar o nosso currículo. Neste momento surge a grande dúvida, quantas páginas deve ter o meu currículo fruto no meu histórico no mercado de trabalho? Neste artigo apresentamos algumas dicas para o ajudar no momento criar ou actualizar o seu currículo. Lembramos que na Jobartis pode criar um currículo a partir do seu perfil, desde que esteja no nível Avançado ou superior.

 

Uma das dicas que deve ter em consideração no momento de actualizar o seu currículo e definir o número de páginas, é que o mesmo é uma ferramenta de marketing de carreira e não uma autobiografia. O currículo deve ser conciso e focado nos aspectos profissionais mais importantes. Se vir que algumas experiências passadas não agregam valor para o seu objectivo actual é preferível retirá-las. Segundo a nossa experiência, muitos empregadores ou recrutadores chegam a ter que avaliar centenas de currículos de candidatos para preenchimento de um único cargo. Estes gestores costumam dar uma vista de olhos rápida (alguns segundos) para escolher os possíveis currículos dos candidatos que serão entrevistados. Se não captar a atenção durante esses segundos, de nada lhe vale ter um currículo extenso.

 

É fundamental compreender que o seu currículo é o seu cartão-de-visita, sendo que tem que ser muito objectivo na informação que coloca no currículo. Se sente que a informação não é imprescindível mais vale retirar.  Não existe um número correcto de páginas e o tamanho exacto de cada currículo vai depender muito de pessoa para pessoa, principalmente dado o número de anos de experiência profissional e o número de empresas pela qual o profissional passou.

 

Utilização de um currículo de uma página

Aconselhamos que deve utilizar o currículo de uma página quando tem menos de 5 anos de experiência.

Tal qual como já fizemos referência ao longo deste artigo, o seu currículo não é uma apresentação de powerpoint do seu percurso e consequentemente não deve conter de maneira detalhada todos os projectos, resultados e desafios que o profissional passou. Pelo contrário, o currículo é uma apresentação rápida sobre suas experiências, o seu histórico profissional e formação.

 

Use um currículo de duas páginas

Quando possui mais de 5 anos de experiência poderá fazer sentido optar por um CV de duas páginas, visto que poderá necessitar de mais espaço para colocar todo o seu conhecimento, mesmo que seja resumido.  No entanto, não se esqueça de conduzir o seu currículo como um resumo da sua carreira e colocar a informação mais importante no topo da primeira página. Deixe para a segunda página a informação que poderá não ter tanto impacto, como experiências profissionais mais antigas que não estão relacionadas com a função a que se candidata.

 

Considere um currículo de três páginas ou mais

Caso alguém seja um gestor sénior ou executivo com um longo histórico de realizações e de liderança. Ou se é alguém que trabalhe na área académica ou científica com uma extensa lista de publicações, seminários, cursos e palestras. Poderá escrever um currículo de três páginas ou mais, mas levando sempre em consideração os pontos mencionados neste texto.

 

Se deseja ler outra dicas que o podem ajudar no preenchimento do Currículo, confira aqui a nossa área do blog dedicada a este tema.