Os principais indicadores em Recursos Humanos

Os indicadores de Recursos Humanos são instrumentos utilizados para monitoração e
avaliações da empresa através de seus colaboradores, processos, programas e,
sobretudo, as suas metas.

Seus objectivos são dois e bastante claros: o primeiro é descrever as circunstâncias actuais, no que diz respeito à empresa; o segundo é oferecer condições para uma conjuntura mais detalhada, visando uma análise minuciosa dessa circunstância, capaz de identificar possíveis problemas, fraquezas ou desvios que necessitem de correcção.

Para alcançar esses objectivos, é preciso contar com bons indicadores de RH, diferenciais que devem ser aplicados de forma estratégica na gestão de pessoas.

Conheça os principais indicadores de RH para sua empresa. Com o auxílio de um software de RH e conhecendo os indicadores correctos, sua empresa terá resultados eficientes.

Veja a lista com alguns dos principais indicadores:

Absentismo

Esse indicador consiste em entender os motivos que fazem com que os funcionários se ausentem da empresa, seja por motivos de doença ou questões pessoais. A ausência de apenas um colaborador pode impactar toda a equipa. Medir as justificativas mais comuns vai ajudar na identificação de importantes pontos, pois mostrará algumas acções a serem tomadas.

Competências

A boa estruturação da equipe passa por uma avaliação de competências. Por isso, o indicador de competência é fundamental para saber exactamente as aptidões esperadas em cada função. Isso ajuda também no apoio ao processo de recrutamento e selecção de novos talentos.

Esse indicador de RH auxilia ainda na identificação de colaboradores com habilidades que podem ser aproveitadas dentro da organização. Ou seja, é uma oportunidade de crescimento interno.

Desempenho

O desempenho é um dos mais importantes indicadores de RH. Seu objectivo é conhecer os resultados individuais e de cada equipa para, assim, ter uma visão sobre possíveis treinamentos ou mesmo sobre a aplicação de práticas de feedback, para definir quem são os colaboradores com melhor desempenho.

Frequência

Esse indicador é também uma forma de mensurar o engajamento geral de toda a equipa e entender o que leva ao absenteísmo, impactando, assim, nos resultados organizacionais.

O indicador pode ainda auxiliar as lideranças a encontrar possíveis dificuldades que funcionários podem ter para se adequar aos padrões das empresas, não apenas relacionadas aos prazos, mas ao seu trabalho em geral.

Cultura Organizacional

A função desse indicador é entender o nível de satisfação da equipa em relação ao clima organizacional, tornando-se um caminho para atracção e retenção de talentos, e um diferencial frente à qualidade de atendimento no mercado.

Para estabelecer esse indicador, é fundamental que a empresa compreenda bem como ela deseja se posicionar, defina quais são seus valores e o que deseja de seus colaboradores.

 

Liderança

Para qualquer empresa chegar ao sucesso, precisa contar com bons líderes. Por isso esse é um indicador de RH tão importante, afinal, para chegar aonde quer, a organização precisa realizar uma boa análise de liderança organizacional.

Esse indicador de RH é uma das formas de chegar aos líderes, de diferentes formas: dando suporte à identificação ou à formação de novas lideranças, ou mesmo auxiliando no crescimento de líderes que já actuam nas áreas internas.

Capacidade e eficiência

O objectivo desse indicador de RH é analisar a capacidade ou a eficiência da organização, o que permite identificar a produtividade nas tarefas pelas quais cada equipa é responsável.
Com base no indicador, a organização terá várias informações que podem ser usadas estrategicamente para um re-planeamento organizacional, ou mesmo para novas contratações.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone