Como falar sobre ti mesmo numa entrevista de emprego

“Fale-me sobre você”

É incrível como uma pergunta tão simples pode-nos fazer passar tão mau numa entrevista de emprego. E realmente a pergunta não é tão simples. O que o empregador na verdade quer saber é se vais encaixar tanto no posto de trabalho como na empresa. No fundo, o empregador, durante a entrevista, quer saber se vais saber te relacionar bem com os teus colegas.

Mal comece a entrevista de emprego, a primeira pergunta à que te podes deparar é esta. Esta pergunta não é um convite a que contes ao empregador todos os detalhes da tua vida até essa altura. Pelo contrário, é a oportunidade de dizer ao empregador por que tu, e só tu, és a pessoa ideal para a posição, acima do resto dos candidatos.

entrevista emprego angola

Entrevista emprego em Angola

A fórmula ideal para responder a esta pergunta tão típica nas entrevistas é a de Presente Passado Futuro. Isto é, começamos falando do presente, o momento no qual te encontras profissionalmente. O seguinte será falar do passado, comentando a tua experiência e as capacidades que tens adquirido graças a ela. Para terminar, fala sobre o futuro e como este trabalho encaixa nos teus planos.

Vejamos um exemplo.

Imaginemos que acabas de entrar numa entrevista de emprego e o empregador te diz: “Fale-me sobre você”. A tua resposta poderia ser:

“Ok, actualmente sou executivo de contas na Unitel, onde tenho contacto directo com os clientes mais importantes da organização. Anteriormente estive a trabalhar numa agência de comunicação onde trabalhava com as três maiores marcas petrolíferas de Angola. E apesar do meu posto de trabalho actual me fazer feliz, estou interessado em aprofundar mais no sector, por isso acho que esta é uma oportunidade única.”

Lembra-te de centrar sempre a resposta nas capacidades que mais vão interessar ao empregador. E não te preocupes em demasia, podes relaxar um pouco e contar histórias e situações divertidas do trabalho. Se segues este conselho, conseguirás que a tua entrevista de emprego seja um sucesso.

Como responderias tu a esta pergunta? Comenta e Partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone