Os hábitos que estão matar a sua produtividade

Neste artigo vamos abordar os principais hábitos que impedem muitos profissionais de atingir seu máximo potencial. Todos nós desejamos ser mais produtivos, mas muito facilmente adquirimos hábitos que nos impedem de alcançar a tão desejada produtividade.

 

O site CareerBuilder efectuou uma pesquisa em parceria com a Harris Poll, onde entrevistaram mais 5 mil profissionais nos Estados Unidos para compreender o comportamento que têm afectado o rendimento nas empresas. Veja quais são os hábitos mais prejudiciais para a produtividade:

 

Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo: algumas pessoas pensam que são excelentes ao fazer duas coisas ao mesmo tempo, mas de acordo com uma pesquisa científica avança que apenas 2% das pessoas conseguem executar mais de uma tarefa em simultâneo com êxito. Este pode ser um mau hábito que divide a sua atenção e o torna num profissional menos produtivo a longo prazo.

 

Deixar o trabalho mais importante para o último dia: é desaconselhável deixar o trabalho mais importante para o último dia. As pessoas normalmente começam o dia pelas tarefas mais fáceis, para as pôr em locomoção, e deixam o trabalho mais difícil para mais tarde. Isto é uma má ideia, e uma que frequentemente leva a deixar completamente o trabalho mais importante por fazer. Várias pesquisas indicam que as pessoas têm uma força de vontade limitada, que decresce ao longo do dia. Sendo assim, é melhor começar pelo mais difícil e mais importante logo no início do dia.

 

Trabalhar muito….Sem pausas: é fundamental que faça pausas ao longo do dia, quer trabalhe 6, 8 ou mais horas diárias. Trabalhar sem fazer as pausas é um dos hábitos que mais afecta a produtividade. É importante fazer pausas no trabalho sem que estas sejam exageradas. Os especialistas recomendam que se façam pequenas pausas de 15 a 30 minutos durante o dia, e que deve aproveitar para comer ou tomar um café, ouvir uma música, ou caminhar. Estas pausas são fundamentais para  manter a cabeça “fresca” e reduzir seu stress, o que vai definitivamente ajudar na sua produtividade.

 

Indecisão: um dos factores que afecta a produtividade é a indecisão ou paralisia analítica,o mesmo se caracteriza quando ficamos muito tempo analisar alguma coisa, e não agimos.

 

Se agir sem pensar pode ser ruim, não agir por ficar pensando de mais é normalmente muito pior. Não deixe que sua indecisão prejudique os seus resultados.

 

Outras dicas extras: o site CareerBuider enumerou também no seu estudo os 10 “culpados” pela perda de produtividade. Confira a lista a lista de obstáculos para a sua performance:

  1. Telefone e mensagens de texto: 50%
  2. Fofoca: 42%
  3. Internet: 39%
  4. Redes sociais: 38%
  5. Pausa para fumar ou comer: 27%
  6. Colegas barulhentos: 24%
  7. Reuniões: 23%
  8. Email: 23%
  9. Colegas que param na sua mesa para conversar: 23%
  10. Colegas que conversam ao telefone pelo viva-voz: 10%

 

Tendo em conta que o tempo é o recurso mais precioso, tenha muita atenção aos hábitos que o estão a prejudicar. Caso tenha mais sugestões ou dúvidas sobre os hábitos que prejudicam a sua produtividade, partilhe a sua opinião na caixa de comentários!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone