Networking, o que é e como pode te ajudar

Networking é ainda um termo desconhecido para muitas pessoas em Angola. O Networking não é mais que a criação de uma rede de contactos que nos ajude profissionalmente e nos faça mais empregáveis. Em outras palavras, trata-se de conhecer gente nova, mediante diferentes meios, que estejam relacionados com o nosso sector e que nos possa ajudar a encontrar um emprego ou a conhecer gente que esteja a oferecer emprego.

Networking Angola

Networking Angola

Mas mais concretamente, o que é o Networking?

São, basicamente, reuniões profissionais as quais se podem desenvolver em diferentes formatos, onde se pode adquirir novos conhecimentos, pôr ao dia ou conhecer novas pessoas que te ajudem a encontrar emprego ou te animem a empreender.

Algumas são bem mais reuniões de trabalho, como os pequeno-almoço profissionais, onde se costumam expor temas de actualidade e depois começa o tempo de networking, com um ambiente amplo para se apresentar, conversar, trocar cartões, etc.

Em outros casos, ao invés de sérias reuniões, organizam jantares, pequeno-almoços ou coquetéis conseguindo um ambiente mais informal. Em ocasiões estes Networking precedem-se de alguma mesa redonda, conferência ou debate e em outras se trata directamente de uma tarde ou noite lúdica. Este tipo de reuniões permite sacar um grande proveito profissional, já que consegue-se conhecer gente de um perfil similar ao teu que te possa acrescentar algum valor. Isto sucede em parte porque estas reuniões costumam estar organizadas para que seus assistentes sejam de um grande nível profissional, empresários e investidores.

Há eventos de networking que incluem encontros rápidos, uma sucessão de brevíssimos intercâmbios profissionais, alguns poucos minutos, que deve dar tempo de contar à pessoa que tens a frente o mais relevante da tua proposta de negócio ou profissional. É o momento de pôr em jogo o teu elevator pitch: um breve discurso que define a ti ou ao teu projecto no tempo que te encontrarias com alguém num elevador.

Também se pode aproveitar para fazer networking em qualquer evento ou feira dando a conhecer, conhecendo outros profissionais, oferecer-se para trabalhar ou colaborar, vender serviços… Geralmente o momento perfeito para o networking é o descanso ou “coffee break”, mas uma participação activa no evento (por exemplo realizando perguntas de interesse numa conferência) também serve para se destacar.

Benefícios do Networking

  • Aumenta tua visibilidade e permite assentar a tua marca pessoal, algo que é a cada vez mais importante.
  • Permite expandir as possibilidades do teu negócio, ao conhecer profissionais que possam contribuir ao projecto e potenciais investidores.
  • Abre-te portas a novos contactos comerciais e permite gerar negócio, durante o evento ou mediante o trato posterior com as pessoas que tenhas encontrado no mesmo ( enviando um email, ligando…).

Neste outro artigo poderás aprender 22 formas diferentes de criar uma rede de contactos, uma Network que te poderá ajudar a encontrar um emprego em Angola ou conhecer gente nova com que fazer negócios.

Tens ido a algum evento para fazer Networking? Que técnica utilizaste? Comenta e partilha!