Mercado de trabalho em Angola, lidera tua felicidade!

Segundo os últimos dados, a situação do mercado de trabalho em Angola é pessimista. Mais da metade dos trabalhadores de Angola não se sente feliz com o seu actual emprego, dos quais uma grande parte, como é lógico, deseja mudar de local de trabalho.

 

liderar tua felicidade

 

Esta publicação não é sobre como conseguir mudar de emprego, disso já temos falado em algum post anterior. O objectivo deste texto é explicar como liderar a troca por um mesmo.

Como iniciar uma mudança profissional?

E assim melhorar o teu futuro, dentro ou fora do lugar em que te encontras. Há uma coisa bem clara, se melhoras a tua posição profissional, melhoras as tuas possibilidades de mudança, procurando uma alternativa que seja mais compatível com a tua vida profissional e pessoal, portanto aumenta a tua felicidade no trabalho.

Aqui vão 5 dicass para iniciar essa mudança

1.Separar a vida profissional da pessoal

Devemos estar conscientes de que não investimos tempo na nossa vida profissional com o fim de ter uma vida pessoal plena. Isto é falso. Ambas vidas devem ser compatíveis, ambas participam na tua felicidade. Se uma das duas falha a tua felicidade pode ver-se afectada. Deves encontrar um trabalho que te faça feliz.

Logicamente não se trata de desfrutar constantemente do que fazes, afinal de contas estás a trabalhar. Igualmente, também deves ser consciente de que é impossível deixar os problemas em casa ou no escritório, os problemas na tua vida profissional irão influenciar na tua vida pessoal, e vice-versa.

Ajuda a mudar o teu meio já, começa por pequenos detalhes e contagia os teus colegas, luta para melhorar o meio em que estás muitas horas todos os dias. Deves influenciar na atitude das pessoas que te rodeiam, seja um líder.

2. Encontra o teu lugar

Sabes em que contribuirá o trabalho, que estás a realizar, aos objectivos da empresa? Não faças algo simplesmente porque to têm ensinado a fazer de uma determinada maneira ou simplesmente por que to têm ordenado. Encontra o teu lugar, contribui para que a empresa atinja os seus objectivos, e se não sabes para que estás a fazer algo, pergunta.

Se não adicionas personalidade ao teu trabalho, qualquer outra pessoa poderá te substituir. Se queres ser único no teu posto de trabalho deves contribuir com algo que só a tua pessoa é capaz. Conhecer em que contribuis com exactidão far-te-á uma pessoa mais eficaz e sem dúvida mais feliz.

3. Não te escondas

Em muitas ocasiões tendemos a passar desapercebido entre a multidão. Se não nos vêem não nos molestam. Mas esta regra aplica-se a tudo. As tuas aptidões também esconder-se-ão entre as dos teus colegas. Nunca te destacarás, desta maneira nunca pensarão em ti para uma promoção e não felicitar-te-ão por um trabalho bem feito.

4. Seja capaz de se automotivar

Todos precisamos de uma pessoa que nos recorde por que devemos fazer o nosso trabalho da melhor forma possível. A motivação é um factor essencial na execução de nossas tarefas diárias, mas nem sempre é possível que tenha uma pessoa ao lado tratando de nos lembrar de quais são as nossas melhores qualidades.

É por isso que cada um de nós deve ser capaz de automotivar-se. As vontades de fazer bem as coisas não vêm sozinhas, mas podemos tratar de ter sempre presente os benefícios que obteremos com o trabalho bem feito. A satisfação pessoal, o converter-se em referência do seu sector, ou o salário a fim de mês são factores motivacionais muito potentes que podemos lembrar a nós mesmo nos momentos que nos sentimos com menos vontades de trabalhar. Sempre deve ter um motivo pelo qual devemos fazer bem as coisas. Se não o encontras, então sim, chegou o momento de mudar de trabalho. Faz algo diferente!

5. O teu objectivo não é agradar aos demais

Nunca esqueças que não és um zombie na organização. A tua missão não é rir para os teus chefes, estar de acordo com todos seus pensamentos e realizar a cada tarefa sem questionar se realmente o que fazes é útil. Teu deves ter iniciativa, corrigir o teu chefe se achas que não está certo e contribuir valorosamente em todo teu trabalho. Tudo o que faças deve vingar, tem que ter um sentido e tu deves o conhecê-lo ou determiná-lo.

Que fazes tu para ser feliz no teu trabalho? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone