Utiliza a Internet e encontra emprego

Numa publicação anterior falamos de como utilizar Internet para conseguir um trabalho. Neste texto vamos aprofundar um pouco mais em alguns dos benefícios que nos oferece Internet para encontrar emprego em Angola. Para ter sucesso na busca de emprego, deves seguir um comportamento específico na Intenet, além de conhecer os recursos que a rede nos oferece.

Encontra emprego em Internet

Encontra emprego em Internet

Onde procurar ou encontrar emprego? O básico é conhecer o  jornal de angola online, angonoticias, angola 24 horas, correio da manha, olx angola, portal de angola, zap… e supostamente utilizar jobartis.com de forma assídua.

Foca a tua busca

Primeiro a ter em conta é que a busca de emprego com maior sucesso é a que envolve múltiplas facetas. Ter um planejamento de carreira profissional eficaz é questão de conseguir o equilíbrio adequado entre busca, preparação e acção, enquanto usa-se uma mistura de recursos. Um bom planejamento profissional significa que tens que cobrir mais campos, investindo menos energia e incrementando as oportunidades de encontrar um trabalho que responda às tuas necessidades e habilidades e que te permitam crescer profissionalmente.

Se utilizas te focas num único meio no processo tradicional de caça do trabalho, pode ser que tenhas de dedicar uma quantidade de esforço e tempo excessivos e que não obtenhas uma recompensa equivalente. Por exemplo, se tua única actividade de busca de emprego é comprovar os anúncios classificados (como em salário  de angola on-line, angonoticias, angola 24 horas, correio dá manha, olx angola) e enviar às cegas o teu currículum a montes de organizações, encontrar-te-ás provavelmente com muitas entrevistas em empresas,  que pode ser que sejam ou não as adequadas para ti, no fundo,  uma grande perda de seu tempo.

Por outra parte, aumentarás muito as tuas possibilidades de encontrar o trabalho que te interessa e ser contratado, ampliando tua rede de contactos profissionais tal como aflamos nesta ooutra publicação: NETWORKING, O QUE É E COMO PODE TE AJUDAR

Utiliza a Internet

A rápida expansão da rede por todo mundo tem marcado um enorme crescimento da Internet. Durante os anos passados, organizações e indivíduos criaram a sua própria presença na rede. Isto significa que há mais informação à sua disposição. Nesta outra publicação falamos sobre como utilizar a rede para encontrar emprego.

Portais de emprego como Jobartis.com, tem sido desenvolvidos para ajudar na busca de emprego, compreender os tipos de recursos que há, como aceder a eles, e aprender  a utilizá-los da melhor forma possível, são alternativas.

Os benefícios da busca de emprego na Internet

Podes aceder à rede a qualquer hora do dia ou da noite. Ter teu próprio computador e acesso a Internet significa que também podes dirigir grande parte de tua busca de emprego a teu próprio ritmo e com a comodidade de fazer à partir de casa. Também, e já que as fontes na rede estão classificadas e se procuram por palavras-chave, podes ampliar ou estreitar a tua forma de procurar empprego acedendo a grandes quantidades de informação, fácil e rápido.

Grande quantidade de fontes de informação

Quase tudo está na rede, associações profissionais, empresariais e comerciais, ferramentas de planejamento de carreira profissional, feiras de emprego, anúncios de trabalho… e os que procuram emprego. Algumas fontes de busca de emprego como angola 24 horas, correio da manha, olx angola, portal de angola, zap estão na Internet.

Muitos negócios têm seus próprios lugares onde podes encontrar informação básica sobre sua história, o papel que desempenha em seu sector, cultura empresarial, oportunidades de trabalho que oferece, informação de contacto e bem mais.

A rede está repleta de diretórios de carreiras profissionais e feiras de emprego, anúncios de emprego eletrónicos e classificados que podes procurar por localização e por palavras-chave.

Comenta em blogs, redes sociais…

Já que a Internet é uma rede tão ampla, qual é o melhor lugar para estabelecer contactos? Depois de tudo, esta é a melhor forma de encontrar um trabalho. Tanto se queres conselho, estabelecer oportunidades de entrevistas informativas, ou responder a um anúncio de emprego, gente de todo mundo está ao teu alcance on-line através de seus sites ou por correio eletrónico, listas de correio, cartões de informação e conferências na rede.

Utiliza as carteiras de emprego

As carteiras de emprego de muitas universidades têm seu próprio site on-line, e são uma grande fonte de informação sobre carreiras profissionais, especialmente para estudantes, novos licenciados, jovens que procuram seu primeiro emprego e inclusive gente que quer mudar de trajectória profissional.

Junta-te à fóruns Internet

Existem muitas oportunidades para procurar conselhos on-line. Associações profissionais e especialistas em carreiras profissionais estão on-line em todo mundo, proporcionando informação de emprego e em sectores concretos.  Encontrarás sites onde podes incorporar as tuas perguntas e que receberás respostas on-line e por correio eletrónico. Também há listas de correio à que podes te subscrever e que permitem-te comunicar com grande quantidade de pessoas interessadas no mesmo assunto que tu, onde alguns são experientes no tema.

Também podes participar em conferências na rede e fazer chegar as tuas perguntas, petições, preocupações, currículum, solicitação de emprego e demais, através tabelas de anúncios eletrónicos, em que pessoas podem te responder directamente.

Tens alguma outra sugestão? Tens posto em prática algo do que expomos aqui? Comenta e partilha!