Informação pessoal que nunca deves dizer numa entrevista de trabalho

Cada pessoa é única e tem a sua própria forma de enfrentar as entrevistas de trabalho. Enquanto muitos preferem levá-las muito preparadas de antemão, outros preferem ser naturais e responder às perguntas de forma sincera segundo o que lhe vá ocorrendo. É normal que os nervos nos traiam e nos façam dar informação que não devemos, mas é importantíssimo dominar estes 8 pontos e não dar nunca esta informação numa entrevista de trabalho em Angola.

Entrevista de trabalho

Entrevista de trabalho

1. Situação financeira

Pode ser que desejas saber quanto pretendem te pagar se fores finalmente seleccionado para o trabalho e cuidas de conseguir esta informação dando a conhecer ao empregador a tua difícil situação financeira. Mas dar pena ao entrevistador e mostrar que tua principal motivação é o dinheiro (ainda que o seja) não te vai ajudar. Pensa que os teus problemas pessoais não são os problemas de teu empregador. A entrevista de trabalho é para valorizar as tuas qualidades, não as tuas necessidades.

2. Problemas familiares

Uma vez mais, os teus problemas pessoais não são os problemas de teu empregador. Além de fazer perder o tempo do empregador, podes provocar que fuja de ti. Uma empresa nunca contratará a uma pessoa com demasiados problemas pessoais, já que isto significa ter empregados desnorteados, com a cabeça em outro lugar. E uma pessoa com demasiados problemas pessoais pode significar que é uma pessoa conflictiva. Ainda que perguntem, nunca conte os seus problemas.

3. Problemas legais

A empresa encarregar-se-á de verificar este tipo de detalhes, não o comentes na primeira ocasião que tenhas, e muito menos durante a entrevista de trabalho. Se tens algum problema com antigos sócios ou chefes, deves comentar à empresa só se to perguntam directamente. Mas, sem dúvida, esta não é a melhor forma de ganhar-se a confiança do empregador.

4. A tua religião

Igualmente, a tua religião não é um assunto a tratar numa entrevista de trabalho. É algo muito pessoal e não deveria ser relevante durante um processo de selecção, portanto, guarde esta informação para si.

5. Política

Pode ser um tema delicado, e igualmente ao ponto anterior, não é decisivo na selecção de uma pessoa para um posto de trabalho. Caso te perguntem durante uma entrevista de trabalho, simplesmente diga que prefere não responder à pergunta. É habitual que valorizem positivamente saber se negar a responder.

6. Problemas de saúde

Se tens estado de baixa por problemas de saúde, não é necessário que o empregador o saiba. Se pergunta-te, podes dizer-lhe que decidiste estar um tempo sem trabalhar para desenvolver projectos próprios ou para cuidar da família.

Ocorrem-te mais coisas que não devas dizer nunca numa entrevista de trabalho? Que opinião tens? Comenta partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone