A importância do Marketing Pessoal na carreira profissional

O Marketing Pessoal constitui uma ferramenta muito poderosa de diferenciação nos dias em que correm. Podemos definir o Marketing pessoal como sendo um conjunto de técnicas aplicadas de forma ordenada que contribuem para a criação de valor na sua imagem pessoal.

 

Se olharmos para a história de grandes líderes e empreendedores que marcaram o mundo tal como Steve Jobs, Mary Kay Ash, Richard Branson, podemos claramente observar que eles apostaram no marketing pessoal, saindo do senso-comum e causando diferenciação através de um posicionamento diferente. Os seus feitos foram conhecidos mundialmente através da divulgação do seu trabalho, produtos ou serviços que ajudaram a criar uma imagem de marca.

 

Porque deve e como pode investir no Marketing Pessoal?

 

Muitas vezes as pessoas possuem conhecimentos técnicos, são competente e trabalhadoras mas falham no marketing pessoal, prejudicando a sua carreira. É importante que invista no marketing pessoal, de modo a divulgar as suas ideias e a criar impacto na sociedade, mas de uma forma humilde que crie empatia com as pessoas, sem ser conotado como “prepotente”.

 

De acordo com os especialistas, os benefícios do Marketing pessoal passam por conseguir conquistar o trabalho que pretende; ser promovido no trabalho em que se encontra; melhorar as relações comerciais, se for um comercial ou empresário; e ser reconhecido no mercado e na sociedade.

 

Uma das principais áreas que as pessoas não têm em conta é a sua saúde. O investimento na sua saúde e bem-estar é um dos mais importantes aspectos a ter em conta. Para se destacar em qualquer sector é necessário que a sua saúde esteja sempre em primeiro lugar, o que quer dizer que é crucial se alimente, que descanse as horas necessárias para que possa ter maior nível de produtividade. Basta por exemplo olhar para os atletas de alta competição, que têm um cuidado extremo nas horas de sono que têm diariamente.

 

A imagem é um factor que sempre contou muito em qualquer sociedade, sendo que é fundamental conseguir-se causar um impacto positivo no primeiro contacto em qualquer situação. É muito importante ter atenção à sua imagem, tendo em conta que somos o cartão-de-visita da empresa para a qual trabalhamos, para o nosso negócio e somos o nosso cartão-de-visita. Por isso vista-se de forma adequada à sua função, ao seu negócio, ou como a pessoa que se deseja tornar no futuro.

 

Como diz o velho ditado popular “não basta parecer, é preciso ser”, motivo pelo qual devemos sempre investir no conhecimento, para além de investir na imagem. É necessário acompanhar a dinâmica da sociedade, seja uma pessoa actualizada ou bem informada em relação à sua área e à sociedade em geral. Esteja atento aos jornais, revistas, notícias e livros que sejam interessantes para a sua profissão e desenvolvimento pessoal e profissional.

O networking é outra área na qual deve ter especial atenção, visto que lhe permite partilhar as suas experiências, fazer contactos e acima de tudo estar atento às experiências dos outros, que poderão fazer com que não cometa os mesmos erros e permiti-lo a crescer de forma rápida e sólida.

 

Invista no seu perfil Jobartis. Ter um perfil completo e actualizado é a melhor forma de mostrar aos recrutadores que é um excelente profissional, organizado e com atenção a todos os detalhes.

 

Relembre-se sempre que cada um de nós possui características e personalidade que nos distinguem dos outros. Não seja mais uma pessoa igual às outras, tenha algo que faça com que as pessoas se lembrem de si, uma peça de roupa, uma cor, uma forma de se apresentar distinta, pelo seu carácter, ou pela sua atitude. Mas acima de tudo valorize-se e seja sempre verdadeiro consigo e com os outros.

 

Tenha foco e inspire: antes de pensar no Marketing pessoal, estabeleça um objectivo claro do que pretende, de onde quer chegar e o que precisa para conseguir alcançar os seus objectivos.

 

Ao promover a sua imagem deve evitar erros como: tentar transparecer o que não é, não fazer networking, utilizar as redes sociais de forma incorrecta. não ter um posicionamento diferenciador e não saber quais são os seus interesses e o público-alvo.

 

Em suma, o Marketing pessoal é ter foco, saber o que quer e fazer escolhas claras. Encontre o seu próprio caminho; seja a melhor versão de si mesmo; promova a sua imagem e marca; torne-se uma referência no seu meio, sociedade e país.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone