Frases que nunca deves incluir no teu curriculum vitae

Conselhos da revista Forbes mostram na perfeição as frases que nunca se deve utilizar num curriculum.

  • “Meu defeito: ser demasiado perfeccionista”
  • “Grande solucionador de problemas”
  • “Boa ética profissional”
  • “Encarregado de motivação de uma equipa”
  • “Capacidade de trabalhar em equipa”
  • “Meus resultados universitários foram de ( )”
  • “Tenho habilidades de comunicação”

curriculum vitae

Por que todas essas frases habituais dos curriculums vitae devem ser descartadas?

Imagina que queres um carro. Diriges-te ao concessionário e pedes informação ao comercial sobre as características de um modelo mais especificamente, porque estás em dúvida entre este e outro similar da concorrência. Eo mesmo dá-te a seguinte resposta:

“Nosso modelo é formidável. Tem uma extraordinária confiabilidade e muito bom comportamento em estrada. Tem a melhor relação custo/ benefício da sua faixa e prestações melhores ainda, para os condutores mais exigentes.  A nossa preocupação sempre tem sido a satisfação dos nossos clientes”.

 

São frases habituais no sector, mas esclarecem-te algo? Servem para inclinar a balança na tua decisão?.  Quando vais a outro concessionário, e o vendedor te descreve o modelo assim:

“Este carro tem um consumo realmente excepcional, 4,5 litros aos 100 km, um litro menos que o resto de sua faixa.  Tem sido galardoado como melhor carro do ano em mais de 20 países e desde que saiu à venda faz um mês, se venderam já 50.000 unidades. Vejo que veio com a sua mulher e o seu pequeno filho. Este modelo tem um sistema de segurança infantil em todos os assentos e um maletero onde cabe perfeitamente o carrito do menino sem necessidade do dobrar. É um carro pensado para desfrutar da sua condução e para toda a família”.

 

Sendo dois modelos similares em preço e características, a balança pode-se decantar por aquele que seja capaz de demonstrar que lhe diferencia do resto, suas vantagens competitivas.

O mesmo sucede no mercado de trabalho: desde o primeiro momento há que se esforçar por se destaca do resto de candidatos.

Quando no teu curriculum vitae realças qualidades ou habilidades que se pressupõe que deve ter todo o trabalhador, estás a fazer perder tempo ao empregador e ao mesmo tempo, desperdiças a tua oportunidade de fazer valer o que realmente te distingue.

Se o teu curriculum vitae está cheio de frases tópicas, triviais, provavelmente será mais um dos tantos que se tem enviado.  Jamais utilizes um mesmo curriculum vitae para diferentes ofertas de trabalho. É preferível investir um par de horas em preparar a consciência para uma candidatura concreta que bombardear diferentes ofertas com o mesmo.

O recrutador costuma tomar a decisão de descartar os candidatos em não mais de 10 segundos. E se observa um curriculum vitae no que nada destaca, que é medíocre e cheio de frases regular, seguirá adiante, à espera de encontrar algo que realmente valha a pena.

Cada palavra, cada frase, é um recurso que não se deve  desperdiçar e deve-se preparar o curriculum vitae com calma.  O objectivo é superar a decisão crítica que o empregador deve tomar em segundos para marcar o teu número de telefone ou te enviar um e-mail.

E tu, sempre envias o mesmo curriculum vitae? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone