A importância de ter uma fotografia profissional no currículo

A escolha de uma fotografia para o seu currículo, perfil Jobartis ou LinkedIn pode ser decisiva para chamar a atenção dos recrutadores e ser contactado para uma entrevista de emprego. Nos dias que correm ainda há um elevado número de pessoas que não tem um grande cuidado com a fotografia que adiciona e escolhe a primeira foto que lhe aparece no computador ou telemóvel. Mas como diz o ditado popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”, pelo que a sua fotografia é fundamental para causar um impacto positivo no primeiro contacto com os recrutadores. Até pode ter um currículo ou perfil bastante completo, mas se a sua fotografia for descuidada ou com uma postura pouco profissional, decerto que quem está a fazer o recrutamento não irá ficar com uma imagem muito positiva de si.

 

Ter uma foto profissional no seu currículo e perfil Jobartis ajuda sem dúvida alguma a causar uma boa primeira impressão e pode aumentar o número de pessoas que visualizam seu perfil em até 14 vezes.

 

De acordo com especialistas, uma foto profissional gera muita credibilidade, torna o conteúdo do seu perfil/currículo mais vivo e ajuda outros profissionais que você já tenha conhecido pessoalmente a reconhecê-lo. Lembre-se que uma fotografia profissional ajuda a estabelecer uma marca pessoal e serve como um cartão de visitas para os empregadores, que passam a ter melhor visibilidade do profissional que você é, aumentando as suas chances de conseguir uma oportunidade. Há quem diga que a imagem é a maneira mais eficaz de chamar a atenção dos empregadores. Sequem algumas dicas que podem ser úteis na escolha da fotografia para o seu currículo ou perfil Jobartis:

 

  • Opte por uma fotografia com um enquadramento frontal, de preferência que apanhe o seu rosto por completo e os seus ombros. Lembre-se que tanto em perfis como no currículo a sua foto ocupa uma posição de destaque, mas o seu espaço é reduzido pelo que fotografias como de corpo inteiro não têm impacto visto que o seu rosto não é visível.
  • Evite fotografias em que esteja de t-shirt, blusa de alças ou muito decotadas. O ideal será ser uma fotografia em que apareça de camisa e blazer, que serve tanto para ofertas em empresas que tenham posturas diferentes.
  • Pode optar por uma foto em que esteja a sorrir, mas mantendo uma postura profissional.
  • Escolha uma fotografia recente e evite colocar uma fotografia sua de há 10 anos atrás.
  • Se não tem nenhuma fotografia recente com as melhores práticas que acima mencionámos, tire alguns minutos do seu tempo e faça novas fotografias. Pode realmente fazer a diferença entre ser chamado ou não para o emprego dos seus sonhos.

 

Relembramos que nada é tão prejudicial como ter uma fotografia sem qualidade e com uma postura pouco profissional, isso pode demonstrar falta de profissionalismo. É preciso que tenha uma foto de qualidade para se diferenciar da concorrência e se destacar nas buscas dos recrutadores.