A fotografia do teu CV

Acrescentar uma foto ao CV não é uma prática habitual em todo mundo. Há países, como Reino Unido, nos quais o mais frequente é não a incluir. Existe maior consciência de que pode propor um motivo de discriminação no processo de selecção.

A decisão de colocá-la é sua; aconselhamos-te para que fique o melhor possível caso optes pela incluir. Também é importante que tenhas uma foto actualizada no teu perfil de Jobartis.

Há uma grande tendência em recrutamiento que caminha para a igualdade de oportunidades quando a desigualdade não tem que ver com o desempenho do posto. Fruto desta corrente, nasce a proposta do currículum cego.

Diversos estudos revelam a discriminação que existe na hora de seleccionar por razões que não se referem à qualidade do candidato como empregado.  A proposta que tem surgido em muitos países para eliminar a raiz desta evidência é o currículum cego, onde não aparecem nem a foto, nem o nome, nem a data de nascimento. Pese a tudo, desde Jobartis recomendamos incluir sempre toda esta informação, já que ainda que em alguns paises da Europa sofram esta discriminação, em Angola a não inclusão desta informação pode ser motivo de descarte. Pode dar a falsa sensação de desinteresse ou de gozo.

Por isso, te damos os seguintes conselhos para que tua foto seja o mais profissional possível e transmita uma série de qualidades pessoais que faça que o empregador se fixe em nosso cv.

  • Faz uma pose para a ocasião, não te conformes com seleccionar uma foto das férias que te parece estar muito bem. Isso deixa para uma foto de perfil de uma rede social, mas não a incluas num currículum convencional.
  • Escolhe um fundo neutro, com cores sólidas. Também podes retratar-te num ambiente de trabalho que seja representativo à tua profissão. Isto pode ser uma boa ideia para um montão de ocupações, sobretudo para as que se desenvolvem ao ar livre. Mas nunca utilizes palcos inapropiados, como um banho ou uma discoteca.
  • Se a luz que te cerca é artificial, tenta que não se produzam sombras muito contrastadas na cara. Que a estadia esteja alumiada em geral, mas que não te dê um foco direto.
  • Certifica-te de que o vestuário seja também o mais neutro possível, que não chame especialmente a atenção, mas que te favoreça. Por outro lado, adapta-o já que estás a solicitar, isto é, nem demasiado formal se não vais trabalhar com traje, nem demasiado casual se vais ter que ir de ponta em alvo.
  • Por último, e este é quase o aspecto mais importante, a foto deve ser recente. Isto quer dizer que deves ir a actualizando a cada período tempo. Não mantê-la em dia pode dar a impressão de desleixe.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone