Como escrever a Carta de Apresentação

É necessário que a carta de apresentação seja profissional, clara e concisa. Por suposto, há que evitar erros de ortografia ou deixará de ter utilidade já que estará a dar uma má primeira imagem, que é o contrário do que queremos conseguir com a carta de apresentação.

Carta apresentaçao

Carta de apresentação

É necessário que a carta de apresentação seja profissional, clara e concisa.

Em geral, o conteúdo deve estar dirigido a que como candidato explique suas motivações para ocupar esse posto de trabalho, conseguindo que o empregador preste atenção às habilidades e conhecimentos especficos que tem. Nesta carta devemos por em valor nossa experiência passada, mas sobretudo trataremos de exemplificar com a nossa vida pessoal e situações pessoais. Isto é, aquelas coisas que não estão no nosso currículo.

A seguir apresentamo-vos uma guia com os pontos essenciais que deve ter toda a carta de apresentação.

1. Cumprimento.

Antes de começar a escrever deves saber a quem dirigir a carta. Isto é, deves conhecer a pessoa que realizará a entrevista ou que será teu chefe no caso de ser contratado. Para isso podes perguntar directamente à empresa, assegura-te de saber quem é a pessoa adequada e escreve o seu nome correctamente.

2. Introdução

A carta de apresentação tem como objectivo vender os teus srviços. Será útil que consigas chamar a atenção do empregador. Para isso deves te apresentar e explicar os motivos pelos quais solicitas o posto de trabalho. Deves explicar por que te interessa trabalhar nessa empresa, o sector, e a vaga mais especificamente.

Menciona outros projectos em que tens trabalhado que tenham relação com o trabalho que desempenharias na nova empresa, sucessos que tenhas conseguido e comentários que tenham feito sobre teu trabalho.

3. Corpo

Depois da introdução, esta é a parte da carta de apresentação que deves utilizar para desenvolver tudo o explicado anteriormente. Aqui é onde podes dar dados mais concretos, expandir-te mais nas explicações e ir mais á fundo nos detalhes. Antes de mais, deves pensar no que é que mais vai ajudar o empregador a pensar que és a pessoa mais indicada para a posto vaga.

4. Fecho

É o momento de pedir uma entrevista de trabalho. Lembrando que este é o objectivo da carta de apresentação, e o empregador deve saber. Desejas trabalhar na sua empresa e ocupar o posto já que oferecem. Disponibiliza dados de contacto, não te limites só ao número de telefone e e-mail, podes colocar também o teu ID de Skype. Propõe uma data, dá o primeiro passo.

Costumas mandar cartas de apresentação? Como escreves tu a tua? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone