Como fomentar o espírito de equipa entre freelancers

O mercado de trabalho está a mudar e há cada vez mais profissionais que trabalham em regime de freelancer e também existem muitas empresas que colocam à disposição dos seus colaboradores soluções de trabalho flexível, permitindo que os mesmos desenvolvem a sua actividade a partir de casa.

Para quem comanda ou gere uma equipa em trabalho remoto, mantê-las motivadas e unidos com a cultura da empresa é um grande desafio. Os especialistas defendem que a confiança deve ser a base da política de fidelização dos trabalhadores remotos e freelancers. É essencial saber como criar um espírito de equipa no trabalho e tirar partido dessa união. Visto que os recursos humanos podem ser o seu trunfo enquanto grupo e não como indivíduos isolados. Quanto mais motivados e unidos estiverem os seus freelancers, mais deverão produzir. Mas essa motivação não deve ser apenas individual. Há que criar e fomentar o espírito de equipa no trabalho, quer colaborem todos no mesmo local quer estejam a trabalhar remotamente.

 

  1. Clarificar as expectativas

É muito importante clarificar aos colaboradores que trabalham remotamente: o que a empresa espera deles no que toca ao desempenho e competências, a sua função e os objectivos que a organização pretende alcançar. Para fomentar espírito de equipa entre freelancers, primeiro há que deixar claros os objectivos de cada colaborador e que este sinta uma necessidade constante de melhoria.

 

  1. Disponibilizar o equipamento, informação e material

Poucas coisas são tão desmotivantes para um profissional como querer fazer a diferença no trabalho que desenvolve e não ter as ferramentas necessárias. É fundamental garantir que os trabalhadores remotos e freelancers tenham o equipamento e informação de que necessitam para serem bem-sucedidos na sua missão.

 

  1. Criar bons canais de comunicação

Partindo da premissa que sem comunicação não existe trabalho de equipa. Razão pela qual, é muito importante garantir que a comunicação se faça de forma aberta e eficaz entre todos os membros da equipa, procurando sempre demonstrar disponibilidade para conversar com todos integrantes da equipa e ajudá-los (se e como for necessário). Mais. Sempre que haja oportunidade (em reuniões, pausas para o café, formações, jantares/almoços da empresa,…) deve ser realçada a importância do trabalho em equipa e que se mostre como o esforço colectivo foi importante para o sucesso da empresa.

 

  1. Reconhecer o sucesso

Uma das maneiras de fomentar espírito de equipa entre os colaboradores remotos é avaliar regularmente o desempenho. Desta forma vai permitir saber se estão a cumprir as expectativas da empresa, como terão pistas sobre competências a desenvolver. É útil reconhecer (perante todos) o bom desempenho de colegas ou colaboradores. Isto irá criar uma atmosfera mais positiva e transparente, que é meio caminho andado para se ter um ambiente propício ao espírito de equipa. Quanto mais não seja, porque todos vão querer ser reconhecidos e vão trabalhar para obter bons resultados.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone