Como ter o teu Curriculum Vitae sempre actualizado

Nunca se sabe quando alguém te vai pedir o Curriculum vitae. Às vezes conheces por acaso alguém que procura a um bom trabalhador ou no momento menos esperado surge uma oportunidade de trabalho. Actualizar o Currículo é algo que leva tempo inclusive para quem é experiente, até adequar ao posto concreto que te candidatas é uma tarefa difícil. Por isso é de grande importância apanhar certos costumes.

No caso de teres muitas experiência, estás com sorte. Sempre será mais fácil ter actualizado o Curriculum vitae se tiveres experiência do que se fores recém licenciado. Tens trajectória e tens adquirido uma série de conhecimentos. Aqui encontrarás algumas dicas interessantes.

Dicas básicas

Na maioria dos casos é possível ter um Curriculum vitae básico que cubra todos os aspectos, assim depois podes acrescentar pequenos detalhes e uma carta de apresentação orientada ao caso concreto, dependendo de à quem sserá dirigida. O objectivo é criar um conteúdo dinâmico que desperte o interesse do recrutador sem ter que contar absolutamente tudo.

A nossa dica é utilizar a forma natural de expressar-se, seguir o seu próprio instinto. Tenho preparado Curriculums Vitae para todas as partes do mundo, incluído as ilhas fiji e Islândia e a única regra que tenho seguido é fazer o Currículo da forma mais universal e convincente possível, tendo em conta que alguns paises têm mais em conta os estudos, outros valorizam experiência e resultados, enquanto em outras partes se valorizam os métodos e conceitos. Seu Curriculum vitae não deverá estar estruturado somente cronologicamente ou por funções, deve estar de ambas formas. A forma correcta de fazê-lo será contando uma história. A história começará no presente, seguirá ao passado, e só depois falará do futuro. Trata-se de criar algo breve, dinâmico, noticiário, efectivo e que gere interesse.

Dicas para teu curriculum vitae

Dicas para teu curriculum vitae

Mais dicas

Às vezes é bom incluir no Curriculo uma série de dados pouco habituais, mas que são altamente efectivos. É boa ideia incluir citas de avaliações de rendimento ou cartas de recomendação, inclusive uma lista de cifra de vendas.

Outras vezes agrupo informação sobre um tema em concreto. Por exemplo, se alguém deseja mudar-se para o sector do comércio electrónico através da venda de software, se analisa-se seus estudos, e inclusive seus passatempos. Isto para valorizar a sua capacidade de contribuir. Como o fazemos? Às vezes só há que usar palavras-chave que demonstrem o conhecimento nesse campo. Pode ser tão eficaz como os estudos ou experiências.

Os Curriculum vitae lê-se melhor quando evitamos usar cabeçalhos padrão como “perfil”, “objectivos” ou “resumo”. Eu prefiro não fazer nenhum cabeçalho, principalmente por que é óbvio que é um Curriculum vitae. Carreira ou Profissão são palavras que não dão especial interesse, é melhor utilizar termos como formação, habilidades, enfoque, tecnologias que manejas, etc.

Mas sem dúvida, o mais importante é que te ponhas agora mesmo a trabalhar no teu Curriculum vitae, antes de precisar dele, há vários modelos disponíveis para variados objectivos, escolha frases que consigam expressar o que realmente és capaz de oferecer.

Exemplos de Curriculum vitae

Homem de média idade, desempregado, técnico médio. Tendo 18 anos de trabalho na mesma empresa, mudando de posto internamente e relacionado com gestão de equipas, informática, engenharia e logística. Candidata-se à ofertas que exijam experiência comercial, mas o seu currículo carece disso.

No seu Curriculum vitae deverá esquecer-se  dos cargos que ocupou e centrar-se nas tarefas que realizou, assim como ao desenvolvimento de sua carreira profissional. Mostrar as conexões, sinergias, relações com sócios comerciais, impacto de seu trabalho no desenvolvimento do produto e qualidade, etc. Isto é, que seu Curriculum vitae transmita o que seu trabalho contribuiu a nível comercial em seus anteriores postos de trabalho. Deve validar e provar sua contribuição ao sucesso comercial. Mas para isso evitar frases directas e óbvias, fazendo entender todo o desenvolvido durante seus anos de experiência.

Deve utilizar a carta de apresentação para impulsionar esta mensagem de forma viva, sem repetir informação mas que dê a entender as possibilidades de seus lucros futuros.

Não uses as expressões mais comuns, já que passarão de longe aos olhos do recrutador, acostumado às ler. Refiro-me a frases como “responsável por…”, “boas habilidades de comunicação”. Ainda que são conceitos que devem estar incluídos no texto.

Darias alguma dica mais? Que opinas?

Encontra emprego com Jobartis ou gera teu próprio CV conosco


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone