Dicas para enfrentar uma entrevista agressiva

Encontrando-nos diante de uma entrevista agressiva devemos ser capazes de enfrentá-la com sucesso.

Juntamos todo o nosso valor e entramos para a sala onde vamos ter uma entrevista de emprego. Apesar de não ser o habitual, ao sentar na cadeira, nos damos conta de que não vai ser uma entrevista singela já que o nosso empregador mostra ser uma pessoa de mau carácter.

Entrevista Agressiva

Entrevista Agressiva

Há que estar preparado para todas as possíveis situações, vos apresento aqui algumas dicas para ser capaz de superar a entrevista agressiva e conseguir o emprego.

Esteja preparado para qualquer situação

Segundo o diretor executivo de Robert Half Technology:

A chave para superar com sucesso qualquer entrevista de trabalho é estar preparado para todo o tipo de situações, tanto seja uma pergunta complicada ou a personalidade do nosso empregador

Este conselho não assegura que superes a entrevista agressiva, mas estar preparado mentalmente é ter a metade do trabalho feito. Logicamente trata-se de prática, de tempo, a medida que fazes entrevistas sentes-te cada vez mais seguro e preparado para tudo, vais mais tranquilo às entrevistas e te preparas para receber qualquer ataque.

Verifica o motivo da agresividade

Tenha em conta que em muitas ocasiões a agresividade do empregador é um papel que este adopta para poder saber como reages diante de situações de estresse. Deves observar a razão da agresividade do empregador. É possível que o empregador esteja a ser grosseiro contigo simplesmente por que esse é seu carácter.

Para que a entrevista seja um sucesso nesta situação, lembra de não se enervar, não te rebaixes nem te ponhas a altura do empregador. Deves ser uma pessoa cortês e profissional, mantendo-te num nível superior demonstrando capacidade de lidar com esse tipo de situações. Não te deixes levar.

Demonstra confiança em ti mesmo

Tem um armadura que te imuniza dos ataques do empregador. A maioria dos candidatos tornam-se mansos quando enfrentam uma entrevista deste tipo, mas isto é um erro. O entrevistador está a tentar fazer-te sentir inseguro, não caias na sua armadilha, mantém-te estável e seguro de ti mesmo. Aproveita a situação para demonstrar que sabes lidar com todo o tipo de situações e que confias nos teus conhecimentos. Responde a todos os ataques sem dar resposta emocionais. Faças o que fizeres, não cedas a sua pressão e mantém-te firme, lembra que o teu objectivo é superar a entrevista e que isto é somente mais uma prova.

Tem sempre respostas preparadas para os ataques. Quando o empregador ponha em dúvida tuas capacidades profissionais, responde fazendo alusão a tua experiência passada, falando de exemplos concretos. Se não tens experiência para o trabalho ao que te apresentas, trata de pôr exemplos de tua vida diária que possam ter relação com o problema que te propõe.

Dá a volta à entrevista

Algo que deves pôr em pratica em todas as entrevistas que faças é responder a perguntas próprias. Isto é, apanha as rédeas da entrevista e põe-te tu a falar, foca a conversa de maneira que saiam as perguntas que te interessem mais e responde conseguindo realçar os teus maiores ganhos e virtudes.

Esta é também uma forma de conhecer o teu empregador, interromper-te pode ser grosseiro, verás se é uma pessoa com uma mentalidade fechada não disposta a que contribuas com a tua própria visão, ou se é aberto a abrir novas vias de conversa poderás constatar que não é tão rude como quer te fazer ver. Ao mesmo tempo serás capaz de dar conta se realmente queres conseguir um emprego nessa empresa, podes não querer trabalhar com este tipo de pessoa. Lembra que nas entrevistas tu também deves obter informação do empregador.

Quando é que se deve levantar e ir?

Pode chegar o momento em que te sentes demasiado insultado e tomas a decisão de terminar a entrevista. Simplesmente faça o entrevistador saber, diga-lhe que se sente incómodo e apresente dúvida sobre o seu desejo de pertencer a uma organização que trate assim às pessoas. Nesse momento pode acontecer duas coisas, que o empregador se consciencialize da situação e que se desculpe ou que seja ainda mais agressivo. Na primeira situação você decide se aceita as desculpas e deseja continuar com a entrevista. Diante da segunda situação, resta apenas levantar e ir-se sem piorar a situação.

E finalmente ao resultado da segunda situação, que não é pouco habitual, uma vez finalizada a entrevista será bom entrar em contacto com a direcção da empresa e dar a conhecer a situação.

Deparou-se em alguma ocasião com uma entrevista agressiva? Que farias tu diante de uma situação como esta? Partilha e comenta!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone