Como encontrar um trabalho que gostes

Encontrar um trabalho que combine consigo e no qual te sintas tão cómodo para pensar a longo prazo é algo realmente complicado. Especialmente quando és recém licenciado e nunca te deparaste com um processo de selecção.

Encontrar um trabalho que gostes

Encontrar um trabalho que gostes

Conseguir ser seleccionado por uma empresa na qual possas passar bem e desfrutar do teu trabalho é parte da tua felicidade. Depois tudo há que pensar que a maior parte do dia passamos no escritório ou fazendo tarefas relacionadas com o trabalho.

A melhor forma de saber qual é o trabalho que te fará realmente feliz é avaliar que tarefas são as que conseguem te motivar. Quanto tempo aguentas sentado numa cadeira? És uma pessoa que desfruta trabalhando em equipa ou resulta melhor fazer as coisas por tua conta? Precisas de um líder que dirija os teus próximos passos ou és capaz de te guiar só?

O escritório é teu habitat natural?

Habitualmente a vida no escritório caracteriza-se por passar muitas horas adiante de um computador. E com o passar do tempo as novas tecnologias tem tido maior importância, o que significa que a maior parte de processos de selecção e recrutamento serão para este tipo de trabalhos. Por exemplo, com a implementação do ‘big data’ há cada vez são mais as empresas que a recrutar em Angola analistas para entender seus bancos de dados e assim poder poupar dinheiro e tempo em suas estratégias, tomando decisões com maior precisão.

Nesta época que a componente informática é cada vez mais importante, é essencial perguntar a sim mesmo quanto tempo está disposto a passar adiante de um ecrã. Se és do tipo de pessoa que depois de uma hora trabalhando com o computador começa a se sentir incómodo, sem dúvida deves considerar este ponto se desejas conseguir um emprego no qual te sintas realmente feliz. Além de que se finalmente consideras que este tipo de trabalho é o que gostas, tem em de conta que te espera um tipo de vida sedentario pelo que deves  te preocupar por procurar formas de estar activo no escritório.

Emprego em Angola

Emprego em Angola

És uma pessoa social?

Algumas pessoas são capazes de passar todo o dia conversando com colegas de trabalho e mesmo assim ser muito produtivos. Este tipo de pessoas são as que conseguem construir um ambiente de comunicação e colaboração. Trabalham melhor ao interagir com outras pessoas.

Se não achas que entras dentro deste perfil, não te preocupes. Outro dos aspectos que deves ter em conta à hora de procurar um emprego em Angola é o tempo que precisas estar a sozinhas para poder ser produtivo. É muito habitual que as pessoas precisem compensar tempo trabalhando com outras pessoas com tempo para estar a trabalhar sem ninguém mais. É por isso importante que perguntes ao empregador durante a selecção o recrutamento de pessoal quanta parte do trabalho inclui interatuar com outras pessoas.

És capaz de gerir à mesmo?

Além de repensar sobre o tempo que gostarias de despender em estar com colegas de trabalho, também deves pensar em que tipo de supervisão é a que precisas. Os melhores managers são o que são capazes de descobrir quanto tempo precisa da supervisão de cada um dos seus empregados, adaptando-se à cada uma das necessidades que tem em seu meio trabalhista. Mas nem sempre te vais encontrar com um chefe deste tipo. As diferenças entre chefes é a principal razão pela que os empregados decidem deixar seu emprego. Por isso perguntar sobre o estilo de direcção durante o processo de recrutamento pode te tirar alguns desgostos.

Tendo claro este tipo de condições comprovarás como se abre a ti um mundo de possibilidades adaptadas completamente ao teu perfil, podendo descobrir alguns empregos nos quais nunca tinhas pensado que podiiam ser para ti.

Que mais factores achas que são importantes para encontrar o emprego perfeito? Colabora e amplia o nosso post!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone