Dicas para construir Network

Ter um Network profissional (ou rede de contactos profissional) é um requisito indispensável para conseguir o sucesso seja qual for o nosso sector. Mas o Network não tem somente que ser criado, há também que cuidar dele mantendo as relações dia após  dia.

Rede Profissional

Rede Profissional

É realmente útil ter o próprio Network?

70% das vagas de emprego encontram-se no que se chama “mercado oculto”. Isto é, ofertas que não são acessíveis através de portais de emprego na Internet, jornais, ou anúncios em qualquer outro meio. São ofertas disponíveis entre círculos sociais fechados, amigos, família, meio de trabalho… Inteirar-se desses postos de trabalho vai depender da qualidade do teu Network. Se tua rede de contactos está baseada principalmente no sector serão mais as possibilidades de encontrar um emprego em Angola para que sejas válido. Se por conseguinte consegues que alguém ao inteirar-se de uma vaga te recomende, as probabilidades de ser chamado para entrevista de emprego são muito maiores. O ideal é que essa pessoa tenha certa credibilidade na hora de te recomendar, seja pelo seu prestígio ou porque pertence à empresa que disponibiliza a vaga.

Marca Objectivos

Antes de começar a construção do teu Network pensa no que queres conseguir dele. Ascender, conseguir um emprego, mudar de empresa, ganhar prestígio, trabalhar no estrangeiro… Desta forma poderás seleccionar os contactos mais efetivos para conseguir o teu objectivo. Pensa que o teu trabalho em Networking será mais efetivo se tiveres um objectivo claro.

Identifica os contactos

Uma vez gendo os teus objectivos claros, podes começar a localizar os teus contactos. Muitos deles já deves conhecer. São parceiros de trabalho, amigos da infância, antigos colegas de turma, antigos chefes… Simplesmente faz uma revisão de todas as pessoas que conheces que possam contribuir algo na tua rede de contacto profissional.

Por outro lado deverás começar a prestar maior atenção em conseguir contactos novos. Para isso deves te mostrar interessado em todas actividades em que possas participar, desde reuniões de trabalho e eventos sociais aos teus momentos de lazer onde possa aparecer a oportunidade de conhecer novas pessoas. É importante impôr limites, às vezes é melhor deixar os círculos mais íntimos. Pedir uma recomendação de um amigo íntimo ou de um familiar próximo pode entender-se como uma petição pouco ética.

Faça contactos na Internet

Dá a conhecer as tuas habilidades nas redes sociais como Facebook ou Linkedin,registando-te e actualizando periodicamente o teu perfil. O conceito destas redes consiste em multiplicar exponencialmente os teus contactos através dos contactos dos teus contactos. Não crie somente presença na rede mas seja também um membro ativo desta. Junta-te a grupos de discussão e contribui como teu conhecimento ajudando aos demais. Obtém verdadeiro prestígio e seja um membro reconhecido dentro de teus contactos. Consiga que as pessoas te contactem caso tenham dúvidas. Cria o teu blog, escreve textos sobre a matéria que melhor conheças e incentiva pessoas a visitar partilhando pelas tuas redes sociais. Inclui links a textos que possam ser interessantes para os demais e algumas pessoas que já são membros reconhecidos. Internet é o melhor meio para conhecer pessoas com mais facilidade do que fisicamente.

Mantém a tua rede de contactos

Manter o teu Network leva tempo, deves mantê-lo vivo e não o deixar de lado. Deves realizar os pontos anteriores de forma contínua, conhecendo sempre que possível pessoas novas, sendo um perfil ativo, ajudando para que seja ajudado, contribuindo significativamente, conversando com os teus antigos contactos. Reserva algum espaço na tua agenda para consolidar o vínculo, enviar um correio eletrónico ou fazer uma chamada telefónica… Reserva inclusive momentos para comer porque as boas relações pessoais, ainda que sejam estritamente profissionais, são importantíssimas.

Tens a tua própria rede de contactos profissional? Que truques utilizas para a enriquecer? Partilha e comenta!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone