Dia Internacional dos Recursos Humanos

Recursos Humanos

Assinala-se hoje o dia internacional dos Recursos Humanos. Por ocasião deste dia partilhamos um artigo sobre Recursos Humanos que esperamos seja útil pra si.

BREVE HISTORIAL SOBRE RECURSOS HUMANO

A área de Recursos Humanos surgiu da complexidade das tarefas, no início do século XX. Inicialmente denominada por Relações Industriais devido a influência que a Revolução Industrial teve na relação do Empregador e o Funcionário, teve na época uma actividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objectivo de reduzir os conflitos existentes entre os objectivos organizacionais e os objectivos individuais, crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.

O surgimento dos sindicatos fez com que o Recursos Humanos tivesse mais uma função além daquelas já observadas, de garantir uma boa relação com os sindicatos. Nesse momento o RH passou a ser mais formal.

No entanto, a área cresceu e agregou em si uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir. Com esta evolução, as pessoas passaram a ser vistas não só como recurso que as organizações consomem e utilizam e que produzem custos, mas sim como um poderoso activo que impulsiona a competitividade organizacional.

Torna-se actualmente claro que a nesta área depende da sua capacidade de gerar resultados que tenham visibilidades na produção de valor acrescentado nas empresas e organizações onde actuam. Para tal é necessário que haja uma boa política de formação que possa responder aos objectivos organizacionais.

RECURSOS HUMANOS

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem um papel fundamental, pois lida com a relação entre a direcção e os funcionários (ou colaboradores?), alinhando os objectivos de ambas as partes.

Recursos Humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar directamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um vasto conhecimento em diferentes áreas.

As empresas que têm à disposição um departamento RH, agregam valor e demonstram melhor posicionamento e confiança para os seus clientes, que contam com um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar os seus funcionários.

Algumas empresas têm receio de investir nos seus funcionários, exactamente pela possibilidade de trabalharem na concorrência. Todavia, o crescimento das empresas está fortemente relacionado com o investimento que tem sido cada vez mais comum nesta área. As pequenas e médias empresas entenderam que só irão crescer se os seus funcionários se virem crescendo nelas, já as grandes empresas normalmente têm essa visão e por esse e outros motivos tonaram-se como tal.

A nova tendência do mercado tem sido terceirizar a contratação de funcionários clique aqui e conheça as nossas soluções para contratação aqui. Deste modo, caberia ao RH regular e conduzir os talentos dentro da organização.

O mundo corporativista tem valorizado cada vez mais as pessoas, e isso tem tudo a ver com o departamento de RH, pois é o departamento responsável por zelar pela integridade da imagem da empresa perante os funcionários e pelos direitos dos funcionários perante a empresa.

Embora se pense, e tal como em algumas organizações, o departamento de RH lida apenas com as questões burocráticas, na verdade ele desempenha muito mais funções. Leia abaixo alguns exemplos:

Tratar das questões práticas da Empresa

O RH não exerce apenas tarefas burocráticas, todavia esta é também uma parte sob responsabilidade do departamento. Pois, é ele o responsável por garantir o bom funcionamento prático da empresa, já que é o responsável por pagamentos, atestados médicos, articulação das férias dos colaboradores, demissão e contratação funcionários.

Na eventualidade de ser identificar atrasos constantes num determinado colaborador, por exemplo, é papel do RH resolver a situação mediante os vários meios à disposição.

Prestar Suporte a outros depaartamentos da Empresa

É importante que o RH se mantenha actualizado sobre as actividades e supervisão de outros departamentos. Pois, na eventualidade de ocorrer alguma situação, este será o departamento solicitado a encontrar a melhor solução.

Definir uma política de Gestão de Carreira

A política de gestão de carreira é fundamental para acompanhar a produtividade de seus profissionais. Para tal, é importante descobrir os aspectos fortes e fracos de cada um. Entender de forma mais profunda os colaboradores da organização permitirá ao RH elaborar estratégias que permitam o crescimento individual.

CONSELHOS PARA UMA BOA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Para ajudar-lhe na gestão do capital humano, considere as 4 dicas para o sucesso:

Realize uma análise da organização da Empresa

Entender a organização da empresa é um factor relevante para a boa gestão de Recursos Humanos. Assim, será possível descobrir como o RH deverá se encaixar em sua lógica de expectativas, condutas e convivência.

Faça Avaliação de Desempenho

Quando aplicadas regularmente, as avaliações de desempenho ajudam a manter o bom funcionamento da empresa.

Os dados obtidos nas avaliações devem resultar posteriormente em acções que visem cada vez mais a melhoria.  Uma reunião para abordar o que está a funcionar e quais os eventuais pontos devem ser aprimorados, é uma opção a considerar.

Conheça o perfil de cada Colaborador

Defeitos e qualidades no modus operandi da organização devem ser identificados no colaborador contratado, não para demiti-lo, mas para incentivá-lo a contribuir da melhor maneira possível para o negócio.

Conhecer o perfil do colaborador permitirá ao RH adequá-lo no posto mais coerente Às suas qualidades.

Defina um Plano de Carreira

Muitas pessoas se sentem motivadas a trabalhar em uma empresa que oferece um plano de carreira consistente. Essa função, por sua vez, fica também sob responsabilidade do RH.

Ao saber quais são os funcionários que mais produzem, ou atuam melhor em suas áreas, considere opções como promoções, prêmios ou aumentos de salários para eles, que se sentirão motivados a continuar trabalhando duro!

 

A JOBARTIS possui experiência e serviços de excelência em consultoria de Recursos Humanos e a nossa intervenção vai para além do Recrutamento e Selecção de pessoal. Prestamos apoio ao que consistem na Cedência de Pessoal, Serviços de Atração de Talentos e muitos outros. Contacte-nos, e saiba o que podemos fazer pela sua equipa e pela sua empresa!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone