Dia do aperto de mão

Olá, caros leitores, hoje é 21 de Junho e internacionalmente esta é a data oficial do “Aperto de mão”. Como mostramos no artigo anterior “apertos de mão que prejudicam a sua carreira” a importância deste gesto para as relações laborais e não só.

Neste dia do aperto de mão vamos perceber um pouco sobre a origem deste comportamento social e sua essência.

Um gesto pode valer mais que mil palavras!

Um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, representa um sinal de concordância e união entre pessoas.

Visto como um dos cumprimentos humanos mais antigos, este aperto é um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.

Segundo a simbologia do gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.

Por não ser comum as mulheres primitivas carregarem armas, como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente.

O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

Já deu correctamente um aperto de mão hoje?