Por que não funciona o meu Curriculum Vitae?

Por que motivo me dispensam? Esta é uma pergunta muito habitual entre os candidatos, e seguro que tu também a tens feito em mais de uma ocasião. Evidentemente as razões podem ser muitas, existem múltiplos motivos pelos quais isto pode suceder. Falhas no curriculum vitae, perfil não adequado para o posto, critérios internos da própria empresa…

Entrevistas e Curriculo

Entrevistas e Curriculo

Também há que ter em conta a grande concorrência que existe no mercado trabalhista de Angola. Existem muitos candidatos disponíveis para ocupar um emprego em Angola enquanto as vagas são escassas. Afinal isto significa que as empresas elevam seu nível de exigência, há muito entre o que elegem pelo que procuram aspectos diferenciadores antes de realizar a entrevista de emprego.

Já que, como temos explicado, existem múltiplas causas da dispensa antes de uma entrevista de emprego em Angola, vamos explicar algumas delas.

Erros no próprio Curriculum vitae

Um curriculum vitae demasiado longo, um currículo demasiado curto, uma má apresentação, um cv sem datas, sem informação relevante, não orientado ao posto a que candidata, foto inadequada. Pensa que o único objectivo do Curriculum vitae é conseguir chegar à entrevista, pelo que este deve se específico para o que optas.

Existem muitos modelos e modelos de cv.  Jobartis propõe uma singela ferramenta para que possas ter teu Curriculum vitae perfeito, descarregável e imprimível para que o possas usar onde queiras.

Tens o perfil que pede a empresa?

Se achas que encaixas nas vagas à que te apresentas mas nunca te chamam para uma entrevista, pregunta-te se realmente és assim. Tenho nos anos de experiência que requer o posto? Falo os idiomas que pedem e com a fluidez que demandam? Tenho os estudos necessários para desempenhar o trabalho?

Jobartis propõe-te um portal de Educação, Educartis, para que possas qualificar-te para o que desejas atingir.

Pode ser que os teus estudos estejam mais orientados para outro tipo de empregos, que tua experiência não seja do âmbito que se requer. Realiza um pequeno estudo da tua concorrência, dos outros candidatos, comprova se os teus conhecimentos são maiores que os dos demais e se a tua experiência é nos mesmos âmbitos. Consulta experientes que te possam dar opinião, se realmente te vêm tão qualificado como vês a ti mesmo.

Personaliza o Curriculum vitae

Usas o mesmo traje para todas as ocasiões? Com o Curriculo passa o mesmo, precisas vestir a teu cv para ocasião. Quando um recrutador está a ler curriculums de candidatos está a procura dos requisitos que exige o posto. Procura as coincidências do teu CV com o que a vaga precisa e quantos mais tenha, melhor. Não te vão chamar para fazer a entrevista de emprego se não cumpres esses requisitos, assim de repente.

Deves refazer o teu Curriculum vitae a cada vez que te candidatas a um posto de emprego em Angola, de maneira que coincida o máximo possível com os requisitos que se pede na oferta de emprego. Não se trata de inventar coisas que não tens, e não de usares as mesmas palavras que utiliza o empregador. Destaca os sectores nos quais tenhas trabalhado mais já que te candidatas. Destaca também as tecnologias que tenhas usado anteriormente e que te pedem para este posto em concreto. Desta  forma teremos mais possibilidades de passar pela triagem de curriculum vitae e poder chegar à entrevista de emprego. Trata de pensar como fá-lo-ia o empregador e põe o que achas que gostaria de ler no seu CV.

Vender na entrevista de emprego

Conseguiste chegar à entrevista de emprego, mas ainda não tens o trabalho. O que te diferencia do resto dos candidatos? É momento de demonstrar que podes contribuir tu, que não têm o resto dos candidatos. Não se trata só de sorrir, se trata de preparar respostas à perguntas do entrevistador, ter estudado previamente à empresa, em saber  vender-se como o melhor candidato para o posto. Uma vez qualificado, a empresa deve te ver motivado, comprometido…

Que outras coisas achas que podem fazer com que não consigas um posto? Compartilha as tuas ideias conosco!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone