Como criar um portfólio para a tua entrevista de emprego

Tal e como está o mercado trabalhista em Angola actualmente, é boa ideia levar toda a informação valiosa que possas às entrevistas de emprego. Uma das maneiras existentes para demonstrar o teu talento é levando um portfólio. Um portfólio vai conseguir demonstrar o teu nível de qualidade muito melhor que se o fazes mediante o Curriculum vitae ou explicando ao empregador.

Portolio

Há uma série de pontos que deves acrescentar ao teu portfólio se queres tirar dele todo o potencial possível.

Escolha uma pasta profissional

Pode parecer óbvio, mas é importante não utilizar uma pasta que seja velha, de publicidade, ou rasgada. Esta é a primeira impressão que o empregador se vai levar sobre teu trabalho. Se apresentas um portfólio, deve ter a melhor apresentação possível. Escolha uma pasta com uma cor neutra e plana. O desenho da própria pasta não deve distrair do que é verdadeiramente importante, seu conteúdo.

Inclui métricas

Se a tua profissão tem algo que ver com a analítica, inclui métricas que confirmem sucessos conseguidos em postos anteriores, os quais demonstrem, por um lado, os bons resultados que consegues, e por outro, a profissionalidade com a que apresentas os dados. Esta informação é chave na hora de ser contratado como ‘manager‘, já que estás a provar uma informação muito valiosa para o posto a que te apresentas. Incluindo esta informação no teu portfólio as tuas possibilidades de ser contratado aumentam consideravelmente.

Muitos empregadores tranquilizam-se ao ter número que supostamente demonstram suas capacidades, apresentar estes dados num portfólio e entregar no início da entrevista de emprego é uma grande ideia.

Incluir certificados e títulos formativos

A educação recebida é um ponto importantíssimo para o empregador, deve estar no teu portfólio. Por acaso, deves incluir todos os documentos que certifiquem os estudos realizados. Assim o empregador não só assegurar-se-á que tens esses conhecimentos, como também poderá saber onde os adquiriste.

Consegue cartas de recomendação ou prêmios

Se tens conseguido obter cartas de recomendaçao dos teus chefes, adiciona-as ao portfólio. Apresenta no início da entrevista de emprego junto aos demais documentos para que o empregador possa os repassar e os comentar contigo. Se além disso conseguiste algum prêmio durante a tua trajectória profissional, também é boa ideia que os presentes. Inclusive se recebeste um E-mail de algum chefe ou cliente felicitando o teu trabalho bem feito. Incluindo esta informação estás a dar ao empregador referências positivas dos teus anteriores chefes.

Que mais coisas deveríamos incluir no nosso porfólio? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone