Conheça a Geração Z e como contratá-los

As relações humanas,

a partir da década de 1930, tornaram-se centro de  diversos debates. A fim de reduzir os conflitos e melhorar o ambiente  organizacional, as empresas devem acompanhar as evoluções das práticas de  RH, bem como as características de cada geração de trabalhadores, a fim de  incentivar a criatividade e aumentar a sua produtividade. 
Cada geração, por sua vez, possui suas visões de mundo e realidade que os  cerca. A mesma separa indivíduos de acordo com sua época nascimento e o  contexto histórico no qual foi educado, para se tornar viável o entendimento  de cada grupo de indivíduos que tendem a reagir de forma semelhante em  determinada situação. 

De forma geral, a cada 20 anos observa-se uma nova geração que substitui a  outra. Assim, nos períodos de transição, são observadas diversas gerações  dividindo as operações nas organizações, acarretando na possibilidade de  conflitos intergeracionais, que acaba por minar o ambiente empresarial e,  consequentemente, pode gerar efeitos negativos no que diz respeito à  produtividade. 

Referindo-se a geração Z, a mesma é constituída por pessoas que nasceram  durante o surgimento da internet e do crescimento das novas tecnologias  digitais como smartphones, vídeo games e computadores mais velozes, por  exemplo.  

As pessoas da geração Z já não conseguem imaginar viver num mundo onde  todas as coisas não estejam conectadas num ambiente online, e com troca  instantânea de informações. 

Além do domínio da tecnologia, os Sentenciais também são conhecidos por  serem mais críticos, exigentes, autodidactas e não gostam de seguir  hierarquias (ou acham desnecessárias, na maioria dos casos). 

De acordo com algumas pesquisas, as áreas de interesse profissional que  predominam entre a geração Z são aquelas relacionadas com a Ciência,  Tecnologia, Engenharia e Matemática, principalmente. 

Características da Geração Z:

  • Nativos digitais; 
  • “Cidadãos do mundo.”
  • Forte responsabilidade social e ambiental; 
  • Necessidade de interacção e exposição de suas opiniões no ambiente  online; 
  • Acostumados em ter respostas e informações rapidamente; 
  • Muito ansiosos, pois estão acostumados com processos rápidos; 
  • Acostumados com os avanços das novas tecnologias da comunicação; 
  • Nasceram entre começo dos anos 90 e 2010; 
  • Acostumados com a obsolescência das coisas. 

Como contratar profissionais da geração Z?

Para conseguir atrair e reter os jovens dessa geração, as empresas devem  adaptar alguns conceitos em sua relação com os funcionários.
Será necessária uma mudança total de abordagem para lidar com esses  talentos, além da adopção de uma postura mais próxima e aberta ao diálogo.
Dê liberdade e estimule o crescimento, esses profissionais são independentes e querem trabalhar no de que gostam,  buscando propósito no trabalho.
Têm uma grande tendência para o empreendedorismo, mas, ao mesmo  tempo, querem crescer profissionalmente. 


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone