Como se vestir para uma entrevista de trabalho

Como me devo preparar para uma entrevista de trabalho? Como um dia crucial é importante contar com o maior número de coisas estressantes, deste modo, o recomendável é tomar esta decisão uns dias dantes, rever se a roupa está limpa, se está passada a ferro e inclusive pedir a sua família e amigos para que opinem sobre a sua roupa.

Uma boa imagem profissional é importante em qualquer emprego mas, além de mais, está provado que são muitos os benefícios de que podemos gozar profissionalmente quando nos sentimos bem com a nossa imagem: autoconfiança, segurança, bem-estar, motivação, e muitos outros.

Para ter uma imagem profissional não é necessário ter muita roupa, nem muito dinheiro, nem tempo livre. Com ordem, planejamento e seguindo um singelo sistema. Com o que tenhamos em casa seguro que podes ter a presença necessária, ou em todo o caso, com um pequeno investimento sem ter que comprar nas lojas mais caras da cidade.

Dependendo do tipo de empresa e posto para a entrevista, a indomentária a se ter em conta poderá ser mais ou menos informal. O ideal é saber como costumam vestir os empregados da empresa e da secção em questão, para ir conforme com a cultura da empresa, mas isto não sempre é possível. Melhor passar de formal que de informal.

A discrição é importante

Tenta colocar uma roupa de cor clara. Camisa ou blusa lisa. Evite rendas ou estampados, irá garantir um aspecto elegante. Evite as transparências, decotes ou saias curtas, não é o recomendável para vestir no dia de uma entrevista de trabalho. As calças devem ser sempre longas, independentemente da época do ano. Se escolher uma gravata opte por cores lisas e que não seja demasiado estreita nem demasiado larga. Certifique-se que a cor deste acessório combina com a cor do resto da roupa e pergunta aos teus amigos e familiares o que acham.

Jóias, piercings e tatuagens

Durante uma entrevista de emprego interessa que o realce seja a tua formação e experiência profissional. Uma aparência demasiado chamativa pode fazer com que o empregador tenha de si um pré juízo equivocado. Tente que se forme uma ideia de si segundo vá avançando a entrevista pelos seus conhecimentos e não pelo seu físico. Por isso não se exceda em jóias. Podes levar alguma mas que seja algo discreto, que não chame a atenção. Os tatuagens e piercings, o ideal é que não se vejam, é bom que se esconda na medida do possível.

Informal sem exagerar

Se optou por um estilo mais informal, certifique-se que todas as peças estejam em perfeito estado: limpas, sem manchas, passadas, com todos os botões no lugar. A gente associa a imagem exclusivamente à roupa, mas não é assim, tudo comunica a nossa imagem. Daí que quando pense na sua imagem é recomendável que prestes atenção não só à escolha da roupa, também aos complementos, o penteado, a maquiagem, a manicura, a atitude, a educação, e a presença on-line… O aspecto da roupa dá informação imediata sobre como és. Se o entrevistador percebe que se que teve cuidado ao vestir-se levar-lhe-á a pensar que és uma pessoa consequente com as situações. Um aspecto descuidado pode sugerir desinteresse.

Sorri, às vezes é o mais importante

Ter uma atitude amável, sorridente ou olhar aos olhos com franqueza ou dando um aperto de mãos firme mas gentil é o que melhor falará de ti. Cuida da sua linguagem, seja próximo mas sem cair num excesso de confiança.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone