Como ter sucesso num processo de selecção por Skype

Cada vez é mais habitual utilizar o Skype para levar a cabo processos de selecção. É uma ferramenta que nos permite ligar à pessoas sem necessidade que estas se desloquem, isto é uma grande vantagem se o empregador e o candidato não se encontram no mesmo lugar.

 

Skype num processo de selecção

Skype num processo de selecção

 

Se ainda não tem o Skype, pode  descarregar neste link. Comece a usá-lo para que se acostume. É importantíssimo que conheças todas as opções. Tem um chat muito útil para quando falha o som, podes enviar arquivos no momento (teu CV por exemplo) e também podes compartilhar o teu ecrã com o do empregador.

Devido ao apogeu desta ferramenta para os processos de selecção, é necessário saber qual é a forma adequada de enfrentar uma entrevista a distância. Nesta ocasião vamos dar uma série de conselhos para que consiga ter sucesso ao longo de todo o processo de selecção e consiga finalmente atingir o trabalho desejado.

1. Cuida do teu aspecto e presença. Não te deixes levar pela familiaridade do lugar, estás em tua casa, mas vem um convidado muito selecto. Escolhe uma roupa muito simples, mas não informal. Evita listras e xadrezados, produzem o molesto efeito Moiré. Coloca-te num lugar discreto de casa,  diante de uma livraria pode ser um bom lugar (se estiver em ordem). Um aspecto que convém ter em conta é a iluminação, que a estadia não esteja em penumbra, porque será difícil ver-te, e que também não tenha um foco de luz demasiado direto porque estará iluminado demais.

2. Assegura-te que não tenha interrupções. À hora combinada deve haver um silêncio total, na medida do possível. Não ponhas música de fundo, certifique-se de que as crianças estejam entretidas durante a videochamada e de que as demais pessoas não interfiram. E dizer que não está preparado a tempo causa o mesmo efeito que chegar tarde a uma entrevista, não há desculpa que consiga remontar essa primeira má impressão.

3. Faz testes com amigos e família. Os testes servir-te-ão para ajustar detalhes dos que só és consciente quando passas à acção. Trata de reproduzir com eles as condições em que possivelmente se dará a entrevista real. E fique atento, as sugestões e observações do teu meio podem ser de grande utilidade.

4. Assegura-te de que tenha boa conexão. Não costuma ser boa ideia ir a um lugar onde se compartilhe a conexão, ainda que penses que estarás mais tranquilo, porque pode que não te chegue para fazer uma entrevista fluída, e mais, torna-se complicado prever as possíveis interrupções.

Por último deves assegurar-te de que a foto de perfil que tenhas colocado no Skype seja a apropriada. Deve ser uma foto que te dê um aspecto sério e profissional, que reflita tudo aquilo que achas que o empregador espera de ti.

Alguma vez utilizou o Skype num processo de selecção? Comente e partilhe!