Como ser descoberto por uma empresa

Gostaria de ser descoberto para o seu tão desejado emprego de sonho? Entenda como pode chamar à atenção dos ‘headhunters’. Podemos denominar como headhunter um caçador de talentos, ou especialista em recrutamento.O mesmo tem a missão de procurar pessoas com muito potencial para ocupar um cargo importante dentro de uma empresa. Actualmente muitas empresas utilizam esta abordagem mais pro-activa para encontrar o colaborador ideal.

 

Para ser descoberto por uma empresa é importante que se destaque em relação a outros candidatos,terá de fazer alguma coisa por isso e não ficar à espera que reparem no seu currículo impecável. Conheça as dicas mais importantes para se conseguir destacas.

 

Especialize-se numa determinada área: a maioria dos caçadores de talentos procuram candidatos com habilidades e experiência muito específicas. Se você é reconhecido como um perito ou especialista numa determinada área, sem sombra de dúvidas que tem mais hipóteses de ser descoberto. Caso ainda não esteja especializado numa área aconselhamos a fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quais as competências mais procuradas pelas empresas e que ainda não estejam saturadas de candidatos. Encontre o seu nicho de mercado.

 

Mostre que é um especialista:  na sequência do conselho anterior, escrever num ‘blog’ ou publicar um artigo são boas formas para aumentar a sua credibilidade. Ao mostrar-se que é um especialista na sua área, a possibilidade de um ‘headhunter’ o procurar e o abordar para um emprego aumenta.

 

Tenha uma estratégia: há muitas pessoas talentosos que ficam no anonimato, é fundamental saber por onde pretende chegar na sua carreira, ser persistente e dar-se a conhecer. Procure saber quem são os ‘headhunters’ especializados na sua área e apresentar-se a eles de forma subtil.

 

Esteja online: mantenha o seu devidamente actualizado na Jobartis e outros sites como o Linkedin, visto que frequentemente as empresas procuram por talentos nestes locais. Tenha cuidado com o que publica em redes sociais como o Facebook e Instagram, visto que muitos headhunters tendem também a perceber um pouco o seu perfil pessoal.

 

Faça ‘networking’: Faça-se notar, espalhe a sua palavra. Não há nada como o ‘networking’ para construir uma boa imagem. Faça um esforço para ficar em contacto com colegas talentosos e bem relacionados, de forma a chegar a outras pessoas que são importantes dentro do mercado de trabalho. A melhorar maneira de você se fazer ouvir e trocar contactos é frequentando fóruns, seminários, conferências ou ‘workshops’ sobre a área onde trabalha e fale com as pessoas para aumentar a sua rede de contactos.

 

Esperamos que estas dicas lhe sejam muito úteis, Tente ser sempre um profissional excelente, ou seja, quanto melhor for o seu nome no mercado maiores as possibilidades de alguém o descobrir. Tem mais algumas dicas ou dúvidas sobre as nossas sugestões, partilhe nos comentários.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone