Como reter talentos na sua empresa?

Tendo em conta que o sucesso de uma organização depende dos talentos que a compõem, é fundamental que uma empresa saiba como reter os seus melhores funcionários através de várias medidas. Neste artigo indicamos-lhe quatro das medidas mais importantes que devem ser tomadas:

Invista no plano de carreira
Temos assistido ao longo dos últimos anos a um aumento do interesse relativamente ao crescimento profissional, principalmente as gerações mais novas. Actualmente, os melhores talentos dão prioridade e desejam trabalhar em empresas que invistam na sua formação e evolução profissional. É fundamental que uma organização invista em planos de carreira, mostrando que está interessada no desenvolvimento dos seus funcionários, para conseguir reter os colaboradores mais talentosos. Através de um plano de carreira, os funcionários podem analisar as oportunidades que a empresa lhes oferece e poderão estabelecer as suas metas profissionais. Isto permite criar um ambiente que possibilite aos funcionários desenvolver projectos com maior autonomia e novas competências.

Mantenha um bom clima organizacional
A existência de um bom clima organizacional é importante para qualquer empresa que deseja prestar um serviço de qualidade aos seus clientes. Para reter os melhores talentos é essencial incentivar o trabalho em equipa num ambiente harmonioso, através até de actividades que não estejam directamente ligadas com trabalho. Por exemplo, promova confraternizações em dias de aniversário, datas comemorativas ou quando a equipa atinja metas importantes. Procure erradicar comportamentos negativos, tais como fofocas, exclusão em grupos e desrespeito entre colegas. Quando surgirem conflitos, o diálogo é a forma mais eficaz para chegar a um consenso.

Estabeleça canais de comunicação eficazes
Se um determinado funcionário souber pouco sobre a missão, cultura e valores da empresa não terá grandes oportunidades de ser muito participativo. É fundamental que informe a equipa sobre as tendências de mercado, estratégias da empresa, perfil dos consumidores, dificuldades e sucessos de uma acção, etc. Com este tipo de informação os funcionários poderão acompanhar melhor o negócio e ter uma participação mais activa, ajudando na superação de desafios. Incentive a sua equipa a partilhar ideias e crie oportunidades para ouvir as pessoas. De acordo com vários especialistas, a retenção dos melhores talentos está intimamente ligada à valorização das pessoas. Procure ouvir as opiniões dos elementos da sua equipa e envolva-os nos processos de decisão. Ao perceber que as suas opiniões estão a ser ouvidas, os trabalhadores sentir-se-ão mais valorizados e motivados.

Conheça bem os talentos da sua organização
É muito importante conhecer seus funcionários, de forma a ajudá-lo a perceber quais as melhores formas de motivá-los, em quais tarefas eles apresentam mais facilidade e interesse, etc. Procure sempre conhecer o potencial e pontos fracos de cada um. A tecnologia pode ajudá-lo nesse ponto. Existem empresas, como a Solides, que fornecem plataformas para gestão de pessoas. Baseada no mapeamento de perfis comportamentais, estas ferramenta podem auxiliá-lo na gestão estratégica dos seus talentos. Isso traduz-se em mais produtividade e maior realização profissional dos colaboradores.

Em suma, a comunicação é fundamental para reter os melhores talentos numa organização empresa. Procure encontrar formas de envolver todos os seus funcionários e incentivá-los a participarem no diálogo. É também muito importante criar planos de carreira, mostrando perspectivas de crescimento dentro da sua organização.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e participe na conversa! Caso pretenda encontrar os melhores talentos, veja os serviços que a Jobartis pode prestar a sua empresa.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone