Como responder a perguntas difíceis numa entrevista de emprego

Vários os recrutadores indicam-nos que é comum ver alguns candidatos que não se preparam para  a entrevista de emprego e acabam de desperdiçam a chance de serem admitidos. É essencial saber responder às perguntas difíceis colocadas durante a entrevista de emprego para aumentar a possibilidade de ser contratado. Neste artigo seleccionamos as melhores dicas em como responder de forma exemplar às perguntas difíceis durante a entrevista de emprego.

Pode me falar um pouco sobre você?

Você deve falar sobre a sua experiência profissional e como pode contribuir para o sucesso da empresa que o quer contratar.

Quais os seus defeitos?

Evite falar de defeitos que tenham um impacto directo na sua produtividade. Mencione um ou outro defeito pessoal e mostre como os pretende contornar.

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Para responder esta pergunta basta fazer um plano realista para o futuro, mostrando que está muito empenhado em fazer carreira na empresa.

O que fez durante este tempo sem trabalhar?

Aproveite a oportunidade para mencionar as coisas importantes que fez enquanto esteve sem trabalho, por exemplo um curso, e um trabalho voluntário etc. É importante que demonstre ser uma pessoa pro-activa e que não teve o tempo todo parada.

Porque o devemos contratar?

Esta é mais uma das perguntas que surgem mais frequentemente nas entrevistas de recrutamento. Ao questionar porque o deve contratar, o empregador espera que lhe indique o que pode fazer pela empresa, e o que o diferencia dos outros candidatos. Deve focar-se nas soluções que pode oferecer à empresa ou projecto. Mesmo que não possua todos os requisitos, deve mostrar como pode ser uma mais-valia para a empresa numa determinada área ou tarefa. Utilize as características que o recrutador mais valoriza para construir a sua resposta. Se o anúncio referia características ou capacidades tais como “pessoa dinâmica” ou “competências de liderança”, pode começar por demonstrar essas competências com exemplos de situações em que as tenha revelado.

Porque pretende deixar o trabalho actual?

Tenha cuidado para nunca fala mal do actual empregador. Mencione apenas que gostaria de abraçar novos projectos e crescer profissionalmente.

Qual a sua maior conquista?

Uma das forma de responder está pergunta com classe e sem sombra de dúvida é indicando os pontos altos da sua carreira.

Porque está interessado em trabalhar na nossa empresa?

De acordo com muitos recrutadores, a resposta a esta pergunta costuma ter um peso enorme na avaliação do candidato. Deve mostrar que está muito interessado nesta empresa, reforçando os principais pontos fortes da mesma.

Qual o animal que gostaria de ser?

Parece ser uma pergunta provocadora ou descontraída, mas deve sempre manter uma postura profissional e  seleccionar um animal pelas suas características de acordo com a oferta de trabalho.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis. Caso tenha mais alguma dica partilhe-a nos comentários. Caso ande à procura de emprego, visite a Jobartis onde temos vagas de emprego novas todos os dias.