Como preparar-se para uma Entrevista de Emprego

Sair-se bem numa entrevista de emprego é o factor mais importante para conseguir um emprego em Angola. Pelo departamento de Recursos Humanos, o empregador deseja obter da entrevista informação relevante e trata de propôr-se da forma mais idonea.

É habitual encontrar no mercado de trabalho recrutadores que se lançam a realizar entrevistas de emprego sem ter pensado previamente que informação que precisa obter dela.

É por isso que a maioria das entrevistas não proporciona a informação mais valiosa para que se possa fazer uma valoração séria sobre o candidato. Isto provoca que a entrevista de emprego só sirva ao entrevistador para lhe confirme a ideia preconcebida que tinha do candidato.

Entrevistas e Recursos Humanos

Entrevistas e Recursos Humanos

Explico-me. Com a leitura do curriculum vitae, entrevista telefónica, busca do candidato em redes sociais, etc, o recrutador cria uma pré ideia do candidato. Caso não se prepare tender-se-á subconscientemente a utilizar a entrevista de emprego só para confirmar a ideia que já tenha do candidato.

Isto resulta que nos primeiros 30 segundos da entrevista de emprego, o entrevistador já sabe se vai contratar ou não essa pessoa.

Quais são as perguntas mais habituais que não contribuem nenhum valor ao entrevistador?

  • Fale sobre si…
  • Quais são seus pontos fracos?, que música gosta?
  • Quantas bolas de golfe cabem num autocarro? Provavelmente a entrevista torna-se mais divertida  mas não se obterá nenhuma informação útil. E inclusive podem-se preparar de antemão.Dica:  Preparar-se a dar resposta a estas perguntas antes de ir a uma entrevista de emprego.
Entrevistas e Recursos Humanos

Entrevistas e Recursos Humanos

Qual é a entrevista de emprego mais eficaz para o recrutador?

Nos Recursos Humanos, esta decisão é tomada em função do sector, número de processos que pretendem realizar e a cultura da empresa. Portanto, antes de ir a uma entrevista de emprego pense nestes factores para poder prever o que lhe espera. O que é seguro é que a entrevista de emprego é preparada para tentar descobrir as capacidades do candidato. Realizando-se perguntas tanto de tipo hipotético para avaliar a sua reacção perante situaçõoes que possam ocorrer, como preguntas onde poderá demostrar a sua experiência e valor.

Quais são as perguntas que gerem um valor real à entrevista de emprego?

  • Enumere 3 coisas que tenha feito nos último dois anos para crescer profissionalmente.
  • Comente algum momento em que tenha transformado uma situação negativa em positiva.
  • Como tem uusado comentários de seus clientes na organização com o fim de melhorar seus serviços?
  • Lembra de alguma sugestão que lhe fez ao seu chefe sobre como melhorar uma função da organização. Que resultado obteve?
  • Comenta a última mudança que teve que implantar pessoalmente no seu trabalho. Como se sentiu nesse momento? Como realizou a mudança? Como se sente agora?
  • Fale sobre o último procedimento que teve que aprender no trabalho.Que aspecto tem sido mais difícil de aprender? O que mais gosta na sua aprendizagem?
  • Fale sobre uma situação que acredite não se ter comunicado correctamente. Como reagiu à tal situação?
  • Parte das suas tarefas é documentar o trabalho realizado. Dê um exemplo concreto de como se entrega esse documento ao chefe.

E a si, que perguntas fizeram numa entrevista de emprego? Como lhe fez sentir o recrutador? Pertencia ao departamento de Recursos Humanos?


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone