Como personalizar o seu CV para uma oferta de trabalho

Como habitual, na teoria sabe-se bem e estamos conscientes de que temos de adaptar o nosso perfil profissional para cada oferta de trabalho concreta a que nos candidatamos. No entanto, a prática é muitas vezes completamente diferente.

Trabalho em Angola

Trabalho em Angola

Não devemos esquecer que o processo de encontrar trabalho em Angola, independentemente de você estar trabalhando ou não, não deixa de ser um trabalho a tempo inteiro ou parcial.

Um dos perigos mais frequentes, como todos os processos de nossas vidas, é a rotina de aquisição que nos leva a fazer parte das nossas tarefas de uma forma mecânica. Isso também acontece na busca de emprego e mais particularmente no trabalho de enviar o CV para uma oferta específica.

Primeiro você tem de considerar se dentro de sua profissão pode ocupar um posto de trabalho ou vários, ou seja, imagine que você é um profissional de marketing. Você vai precisar determinar se pode e deseja trabalhar com práticas administrativas como especialista de marketing, como técnico de  marketing nacional ou internacional, chefe de departamento ou outro. O foco do seu CV será determinado de acordo com estas decisões e será muito diferente consoante o lugar de escolha.

É claro que você deve ter sempre um currículo genérico que irá utilizar, por exemplo, quando você fizer uma autocandidatura… quer dizer, quando enviar o seu CV para uma empresa sem saber se eles precisam de alguém com o seu perfil profissional ou não, quando não souber as posições a que se pode candidatar.

 

 

No entanto, temos o caso de candidatar aos trabalhos que decorrem da necessidade de uma empresa que tenha publicado uma oferta a pedir um determinado perfil. A primeira coisa que muitos ao ler fazem é pesquisar para onde devem enviar o seu CV e enviam logo que possível. E isto é um erro.

A primeira coisa que deve considerar como candidato é a oferta em si, para que se possa especificar como um candidato adequado, deve perceber quais são os requisitos básicos solicitados pela empresa para fazer o trabalho. Este será seu principal objetivo. Deve gastar tempo para que o seu CV ganhe a forma adaptada para esse tipo de trabalho.

Esta tarefa de adaptar o seu CV genérico a uma oferta específica pode levar um par de dias. Isto é devido ao fato de que primeiro você precisa seleccionar informação, ler novamente, reflectir sobre se está bem feito e corrigir erros.

Não podemos pensar que o departamento de selecção ao avaliar o nosso perfil para a oferta irá adivinhar as funções específicas que temos desempenhado em outras empresas. Se há algo que queremos deixar claro é que temos de elaborar o nosso CV da forma mais concreta possível.

Neste momento em que existe tanta concorrência deve fazer destacar o seu CV para chegar à entrevista de emprego, onde poderá explicar mais em pormenor o seu modo de ser e sua maneira de trabalhar. É o necessário para superar uma série de filtros que aplicam os empregadores.

Costuma atualizar o seu CV muitas vezes? Tende a adaptar o seu currículo para cada oferta de trabalho ou usa sempre um genérico CV? Comente e partilhe!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone