Como colocar o seu objectivo no currículo

Temos  constatado que muitos candidatos se deparam com dificuldades para colocar os seus objectivos profissionais no currículo. Tendo em conta que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, tem que se destacar em relação a outros candidatos e é fundamental elaborar um currículo de forma cuidadosa, apresentando as suas competências para exercer um determinada função. Indicar o seu objectivo profissional é essencial na composição do currículo, visto que indica ao empregador em qual área o candidato quer actuar e quais as suas  expectativas nesta fase da carreira.

Recomendamos que seja uma frase curta e directa, no máximo duas linhas. É importante que seja directo e não enrole para dizer o que pretende. Antes de indicar o seu objectivo  profissional no currículo, deve reflectir sobre o que o leva a candidatar-se a esse emprego. Por exemplo, se tem experiência em vendas não é ideal candidatar-se ao cargo de analista de  sistemas. Alguns candidatos esquecem-se que o objectivo do currículo passa por mostrar ao recrutador as suas habilidades e competências dentro da sua profissão e destacar as actividades exercidas noutras funções.

Para o auxiliar a escrever os seus objectivos profissionais, indicamos algumas frases que  podem ser usadas e adaptadas à função a que se candidata:

  • Pretendo assumir a vaga de gestor comercial e através da minha experiência colaborar  para os resultados e crescimento da empresa.
  • Almejo a vaga de coordenador de marketing e através deste cargo assumir novos desafios.
  • Quero actuar na área de vendas, visto que tenho uma vasta experiência no contacto  directo com clientes.

Suponhamos que um candidato é vendedor que possui muita experiência e pretende progredir na  carreira, recomenda-se dizer: Procuro assumir o cargo de gerente de loja, de modo a colocar em prática a minha vasta experiência na área de vendas.

Os candidatos que procurem o seu primeiro emprego devem indicar quais são os motivos que  se candidatam à vaga em questão. Por exemplo, procuro a minha primeira experiência profissional na área de marketing. Caso seja uma oferta de estágio, o candidato pode escrever  assim: Procuro uma oportunidade na área de contabilidade para desenvolver os conhecimentos adquiridos na minha formação.
Em suma, o candidato deve saber adaptar o seu currículo para cada vaga, em vez de enviar o  mesmo currículo para todas as empresas. Importa lembrar que todo o currículo deve estar alinhado com o objectivo indicado, destacando a experiência profissional e formação que possui em relação à oferta pretendida.

Esperemos que estas dicas lhe sejam úteis. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão não hesite em partilhá-la nos seus comentários.