Impulsione a sua Carreira com Formação Profissional

Depois de algum tempo exercendo a mesma função, é natural sentir que se precisa de algo mais.

Isso não significa que precisa de uma mudança drástica. Por vezes, uma pequena alteração nas suas responsabilidades ou tarefas é suficiente para aumentar a motivação.

Boa notícia! A progressão de carreira pode está ao seu alcance, desde que se mostre disponível para melhorar conhecimentos e competências, através de formação profissional.

As horas que dedica à empresa e a paixão que sente pelo trabalho nem sempre são suficientes para o empregador. Se pretende destacar-se e começar a construir caminho para ocupar um cargo de liderança, é imprescindível que se prepare para esta fase.

Alguns dos muitos benefícios da formação profissional podem ser resumidos nos seguintes pontos:

  • Durante uma formação profissional, vai demonstrar pro-actividade, conhecimento e dedicação, resultado do seu interesse em desenvolver novas competências dentro da empresa.
  • Talvez não mude apenas o rumo da sua carreira, mas também preencha algumas lacunas de formação que verifique no momento.
  • Vai melhorar a sua performance, tal como a sua adaptabilidade na altura de assumir novas responsabilidades.
  • Manter-se-á a par das últimas tendências do mercado e participará activamente no desenvolvimento da sua empresa.

Há, no mínimo, três tipos de formação profissional em que pode investir. Escolher apenas um ou combinando-os, será na mesma a sua melhor aposta para progredir na carreira.

Formação Interna

Há empresas que oferecem um sistema interno de formação para desenvolver as competências dos seus trabalhadores.

Um dos métodos mais utilizados pelas instituições é o ensino online. Numa plataforma interna, os trabalhadores podem assistir a vários módulos de formação e obter certificado de conclusão de cada um deles. Nesta situação, o certificado é apenas reconhecido pela empresa, tornando-se uma boa opção de formação profissional se o seu objectivo é progredir dentro da instituição para a qual trabalha.

Empresas podem também oferecer cursos presenciais, geralmente levados a cabo pelo Departamento de Aprendizagem ou pelo Departamento de Recursos Humanos.

Estes cursos são ideais para quem quer desenvolver competências técnicas dentro da empresa, geralmente, realizados para pequenos grupos, podem ser de apenas uma hora ou decorrer durante vários dias, dependendo da complexidade dos temas.

Por fim, a empresa pode optar por contratar uma empresa externa para ministrar uma formação certificada.

Apesar de ser a sua empresa a responsável pela logística e pagamento desta formação, o certificado obtido no final do curso é individual e válido não só para o seu empregador actual, como também para outras empresas nacionais ou internacionais. Este é o tipo de formação que deve procurar, se considera desenvolver a sua carreira noutro contexto laboral.

Certificação Profissional

Muitas profissões estão divididas por vários níveis de conhecimento e responsabilidades. Por exemplo, se trabalha como Gestor de Projectos, é importante investir em formação especializada para ser reconhecido como um profissional certificado e para manter o seu título profissional. O mesmo acontece com outros cargos.

Se a sua profissão é igualmente exigente em termos de formação ou se o seu objectivo é começar a trabalhar numa destas áreas, então deve ter em consideração este investimento em certificações obrigatórias. Este tipo de cursos são, geralmente, ministrados por centros de formação especializados e têm uma duração variável, que pode ir de umas horas a vários dias, dependendo da complexidade dos temas.

A boa notícia é que a sua empresa pode financiar o curso, caso considere que as competências adquiridas são uma mais valia para a sua função. Por isso, não deixe de questionar o departamento responsável sobre esta possibilidade.

Após o curso, é importante não se esquecer de requisitar o certificado ou realizar o exame de certificação para o receber.

Consulte a lista Educartis de cursos de formação profissional nesta página.

Licenciaturas

Apesar de já se encontrar a trabalhar há vários anos, nunca é tarde demais para voltar à faculdade. Pode optar por este tipo de formação caso esteja a considerar uma mudança de carreira, ou até mesmo para conseguir uma promoção na sua empresa actual. As opções são muitas e variadas.

Se procura obter conhecimentos sobre uma nova área e não se importa de investir vários anos de formação, a melhor opção para si é realizar uma licenciatura, que pode durar entre 3 a 5 anos, dependendo do curso e da universidade. Antes de se candidatar, investigue os cursos e cada uma das instituições para escolher a melhor universidade para si. Lembre-se, ainda, de questionar a sua empresa sobre a possibilidade de financiamento do seu curso.

Se já concluiu uma licenciatura e pretende frequentar o próximo nível académico, então frequentar um mestrado é a sua melhor escolha. Os mestrados são mais adequados a profissionais inseridos no mercado de trabalho e, por essa razão, oferecem aulas em horário pós-laboral ou em regime online, compatíveis com as exigências da sua actual função. Na maioria dos casos, a obtenção do certificado deste nível académico é antecedido pela entrega de um projecto final.

Consulte a lista Educartis de  mestrados em Angola nesta página.

Seja qual for a sua próxima escolha em formação profissional, é importante saber que pode moldar a sua evolução profissional da forma que deseja. Planeie a pensar no seu futuro e tire partido de cada etapa do seu crescimento!

Fonte: Blog Educartis


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone