Como fazer uma entrevista de trabalho?

Uma das principais preocupações à hora de enfrentar um processo de selecção é a entrevista. Que te pões? notar-te-ão os nervos? detectarão tuas debilidades? que lhes dizes se te fazem uma pergunta incómoda? como te podes preparar uma entrevista on-line?

Neste blog temos tratado esta temática em várias ocasiões. Reunimos agora todos os conselhos para que possas enfrentar a esta situação e defender com segurança tua candidatura.

entrevista emprego em Angola

Como comportar numa entrevista de trabalho

Quando se acerca no dia da entrevista, começam a se notar os nervos. Não há que perder a acalma, todo se pode planificar e prever, ainda que seguramente nada termine sendo exactamente igual a como te tinhas imaginado. Começamos por como vestir para uma entrevista de trabalho, que te podes pôr para causar a melhor impressão. Um conselho básico é que vás conforme ao tipo de empresa e posto.

A segunda questão que pode que te esteja a preocupar é se notar-se-te-ão demasiado os nervos. Não trates de lutar contra isso, um nível moderado de tensão é compreensível; se freia-lo pode que geres justo o efeito contrário. Uma vez entres em contacto com os reclutadores, põe em prática os conselhos que te oferecemos para dar teu melhor cara. É fundamental manter uma atitude prudente e empregar uma linguagem adequada.Tem em conta que teus gestos também se têm em conta, comunicam, e que te retratan ainda que tu não te estejas a dar conta. Também há que cuidar a linguagem não verbal

O mais importante é diferenciar-se. Há que evitar uma entrevista artificial e saber pôr em valor teu perfil como profissional. A chave é ser autêntico, honesto e, sobretudo, mostrar teu potencial. O importante é que conheçam que podes contribuir à organização e que projectes uma imagem visual de teu desempenho dentro desta. Que te sentam como uma oportunidade

Que não fazer numa entrevista de trabalho, erros frequentes

Há vezes que se cometem erros simplesmente porque não se está a ser consciente de que certos comportamentos não estão bem vistos. Portanto, o primeiro é assegurar-se de que se conhecem os erros mais comuns que se cometem nas entrevistas de trabalho e as meteduras de pata que um grande número de candidatos termina cometendo numa entrevista de emprego.

Perguntas numa entrevista de trabalho delicadas ou que não te podem fazer

O verdadeiro é que os erros não sempre os comete o candidato. Há ocasiões nas que os entrevistadores lançam temas que não devem se propor, como tua situação sentimental, se padeces alguma doença ou inclusive tua idade. Poderiam ser motivo de discriminação, por muito que a empresa considere que afecta a seus interesses.

Este tipo de perguntas podem enrarecer o ambiente, como também o enrarecerán as questões incómodas. Há temas delicados, como falar de um despedimento anterior, que convém levar preparados. Podem salvar o momento da maneira mais ventajosa para tua candidatura.

Outro assunto incomodo é tratar o salário numa entrevista de emprego. Se não te sacam o tema, nem o menciones, é um dos erros pior valorizados entre os entrevistadores. Mas se põem-no eles sobre a mesa, há que levar bem pensado o que vais dizer para que a negociação te resulte ventajosa.

Entrevistas de trabalho atípicas

Não sempre há tempo de marcar uma cita. Às vezes os reclutadores encontram-se num ponto geográfico que fica bem longe de onde tu resides. São motivos pelos que não resulta demasiado estranho que te peça fazer a entrevista de trabalho on-line. Se já sabes seguro que o médio que vão empregar é Skype, podes te preparar especificamente para este canal.

Ainda que já há software específico para processos de reclutamiento que incluem a opção de entrevistar a distância. E não se reduzem só a esta opção, também incorporam funcionalidades para detectar, por exemplo, se se está a mentir. Este tipo de reclutamiento desenvolveu-se a partir de investigações neurocientíficas.

Por último, não podemos deixar de mencionar um método que, ainda que ainda não está generalizado, sim é a cada vez mais frequente. Trata-se das entrevistas em grupo, nas que se praticam diferentes dinâmicas para fazer aflorar aspectos que interessem dos candidatos. O conselho básico é que sejas participativo mas sem avasallar.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone