Como escrever um bom anúncio de emprego?

Existem muitos tipos de anúncios de emprego em Angola

O seu tamanho geralmente depende do tamanho da sua empresa, da sua actividade, o cargo e as suas missões. Mas existem algumas regras simples a serem seguidas, bem como detalhes essenciais que você precisa colocar para se certificar de que atrai os candidatos certos, os talentos certos para o trabalho.
Como especialistas e líderes na publicação de anúncios de emprego em Angola, sabemos que escrever um bom anúncio de emprego leva tempo.
Nós também sabemos que às vezes é bastante caro publicá-los, se publicados em meio tradicional, e que devem ser escritos correctamente de modo a serem eficientes.
Nós vamos dar-lhe dicas universais para escrever o melhor anúncio de trabalho possível, para garantir que sua publicação de emprego tanto na Jobartis como em qualquer outro meio, atrairá o talento certo para sua oferta de trabalho.

Passo 1: pense nas suas necessidades de recrutamento com toda a empresa.

  • Se é para substituir uma pessoa que se retira, uma pessoa que abandona, que foi demitida ou se é uma abertura de trabalho, deve pensar sobre isso com a equipa de RH, mas também com o departamento em questão.
  • Verifique com todos se uma contratação é necessária, ou se você pode lidar sem outro empregado. Porque como o recrutamento leva tempo e dinheiro, precisa certificar-se de que será necessário.

Passo 2: Alcance o seu público e o perfil necessário.

  • Um anúncio de trabalho deve ser adaptado aos perfis que deseja recrutar. Deve apelar para o seu público, e para o mais relevante.
  • Quando um candidato a emprego procura um trabalho, eles querem ler que suas habilidades e experiência serão avaliadas. Tem que atraí-los como clientes. Deve chamar sua atenção.
  • Deve mostrar que você está a dar boas-vindas, caso contrário, elas não se aplicam à sua oferta.
  • Não copie e cole a sua antiga oferta, adapte-a à posição e ao que você oferece e, claro, ao que procura.
  • Fale com as pessoas no seu nível e na segunda pessoa, usando “você” e “seu” em vez de “nós” e “nosso” (Exemplo: “Você pode iniciar a sua carreira na Jobartis…” :).

Passo 3: Escolha um título de trabalho atraente.

  • Deve ter um título de trabalho atraente para aumentar o número de pessoas que visualizam e clicam no seu anúncio de trabalho.
  • A função (posição) em si terá um certo título internamente, mas você tem que traduzi-lo e adaptá-lo à pesquisa de candidatos ao emprego.
  • Então, se quer uma pessoa de título “Consultor de Negócios” que de facto é vendedor, melhor utilizar gerente de vendas “Gerente de Vendas” para não confundir a sua audiência.
  • Além disso, se deseja que as pessoas certas se candidatem aos seus anúncios, precisa prestar atenção à palavras-chave. Quando o título do trabalho e a descrição são relevantes, as suas hipóteses de serem vistas aumentarão. E se for uma vaga para empresa anónima, indique algo interessante como “Grande grupo de retalho em expansão”.
  • Finalmente, se a vaga é colocada online, isto tem ainda mais importância, pois a sua vaga irá a aparecer facilmente em motores de pesquisa web, desde plataformas como a Jobartis, para Google directamente.
Passo 4: Escreva o anúncio e defina uma estrutura.
  • Um anúncio de emprego tem que ser curto e directo.
  • Liste as tarefas mais importantes e não perca tempo com as ocasionais.
  • Escreva uma breve visão geral sobre o cargo e as qualificações preferenciais, de modo que os candidatos errados se eliminem.
Como não há um único formato de anúncio, verifique se todos os seguintes elementos estão incluídos:
  • Introdução
Deve ser curta (cerca de 40 palavras). Comece directamente com o trabalho (não com a descrição da empresa).
Isto é para se certificar de que o leitor perceba se o seu perfil se adequa à oferta rapidamente.
  • Responsabilidades
Muitas vezes, é aconselhável listar três a sete tarefas principais. Liste as mais relevantes e não as ocasionais.
Não é necessário incluir todas as responsabilidades do papel, apenas o suficiente para atrair as pessoas certas.
  • Competências e outras qualificações exigidas
Isto é o que você procura no candidato “perfeito”.
Diga o que é necessário e o que seria ideal. Estes são detalhes muito importantes para os candidatos a emprego.
  • Salário e Recompensas
Algumas empresas não gostam de colocar um intervalo salarial porque acham que já podem ter impactado o suficiente alguns candidatos.
Por outro lado, alguns recrutadores pensam que colocar uma faixa salarial pode ajudar a atrair candidatos.
Também é importante mencionar os principais benefícios que podem esperar.
Isso pode ajudá-lo a se destacar da concorrência.
  • Localização
Isso ajuda o candidato a planejar futuras viagens, por exemplo, mudança definitiva.
  • Apresentação da Companhia
Por vezes, pode ser encontrado no topo do anúncio, mas hoje em dia é importante colocar primeiro o tipo de candidato que se procura. Informe-os sobre o seu negócio, sobre o sector, conte-os mais sobre os seus valores, sua missão e a equipa em que eles trabalhariam, etc.
Isso também o ajudará a diferir da concorrência.
Não seja modesto e diga-lhes por que sua empresa é excelente (Marca de empregador: exemplo a Coca-Cola tem uma página corporativa em Jobartis, veja aqui).
  • Perguntas e informações adicionais
Se a plataforma o permite, aproveite sempre para pedir informações adicionais via perguntas interactivas, ou pedidos específicos no anúncio de emprego.
  • Passos para seguimento
O candidato interessado quer clicar facilmente em “Enviar Candidatura” ou mandar um e-mail com um CV anexo.
Bem, é isso, você está pronto para escrever um anúncio de emprego eficiente.
Não se esqueça de que você pode ser ajudado pelos consultores Jobartis se você já teve campanhas mal sucedidas antes.
Boa sorte!