Carta de Agradecimento Efectiva

Para começar, sabe para que serve uma carta de agradecimento? Trata-se de uma carta que se envia após ter realizado uma entrevista de trabalho. O objectivo é mostrar interesse pelo processo de selecção e assim aproveitar para que o empregador se lembre de si.

Carta Agradecimento

Carta Agradecimento

A carta de agradecimento pode definir a diferença entre ser contratado e não o ser. Pensa que terá outras pessoas que se interessem pelo processo uma vez realizada a entrevista, e essas pessoas poderão estar mais presentes na mente do empregador.

Se a pessoa que realizou a entrevista de trabalho tem dúvidas sobre o teu interesse pelo posto de trabalho ou se cumpres com as condições necessárias, a carta de agradecimento será a ferramenta perfeita para reforçar as tuas fortalezas. Como pode ver, há muitas razões para enviar a carta, de modo a que não disperdice a chance de ser contratado, continue lendo esta publicação.

Evita enviar cartas escritas a mão

Pode ser que queiras dar o teu toque pessoal enviando uma carta escrita a mão através do correio tradicional. Mas na época em que vivemos um correio eletrónico é bem mais habitual, o empregador está acostumado a trabalhar com esta ferramenta e quererá que um empregado da sua companhia também o esteja. Mostra-lhe que o usas.

Ultimamente os processos de selecção são cada vez mais rápidos, as decisões tomam-se em pouco tempo, e a tua carta pode chegar demasiado tarde. Os correios eletrónicos são imediatos e assegura-te que chega ao destinatário já que em caso de erro notificar-te-á.

Escreve uma carta de agradecimento a todas as pessoas com as quais tens falado

Na realidade não tens que saber quem tomará a decisão de contratar uma pessoa ou outra. Seguramente na entrevista encontrava-se mais de uma pessoa, e não necessariamente a pessoa que toma a decisão era a que mais falava, pode ser que a tome a que mais escutava. É por isso que deves enviar uma carta de agradecimento a todas as pessoas que estiveram presentes em algum momento da entrevista. Efectivamente, nem sempre é facil conseguir os seus endereços de email, mas na medida do possível deves tentar obter. Se necessário e se só com contacto, pergunta se te pode fazer chegar o correio eletrónico do resto das pessoas que se encontravam presentes. Não tenhas medo de perguntar.

Conteúdo da carta

Por último, lembra qual é o conteúdo básico da carta de agradecimento, supostamente, deves começar por agrader ao destinatário da carta por ter-te recebido e dado a oportunidade de realizar a entrevista de trabalho, já que é uma grande oportunidade para ti e faz-te bem pensar na oportunidade de trabalhar com eles.

Também deves perguntar pelo estado do processo. Isto é, pergunta se já têm tomado alguma decisão a respeito de qual será a pessoa seleccionada para o posto, ou se ainda ficam entrevistas por fazer. Contínua a carta recordando alguns dos pontos que falastes na entrevista e que sabes que são de especial interesse para o empregador.

Recorda os pontos fortes que te fazem uma boa opção para o posto e realça as qualidades que achas que mais gostou o empregador. Finalmente, oferece-te para esclarecer qualquer dúvida que lhes tenha podido ficar na entrevista e faculta os teus dados de contacto, facilita o máximo possível que te contactem.

Alguma vez enviou uma carta de agradecimento? Como a escreveu? Comenta e partilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone