Carreira Profissional Actualmente

Para falar de carreira profissional nos dias de hoje a primeira coisa que precisamos entender é o exactamente é uma carreira profissional.

O que é carreira profissional?

Em uma definição simplista e básica, uma carreira profissional seria o trajecto que você percorreu – profissionalmente falando – desde o primeiro emprego relacionado à determinada área até o momento actual. Isso é simplista por que em um sentido um pouco mais amplo a carreira profissional não envolve apenas uma área especifica. Não é o fato de você ter escolhido a profissão X ou a faculdade Y que diz que você agora é um Médico, Engenheiro, Advogado ou Gestor Financeiro.

Antigamente carreira profissional era muito ligada ao cargo que você exercia e a quanto tempo estava na empresa. Tudo era definido na base do tempo e das promoções que iam acumulando-se, de preferência sempre na mesma empresa.

Carreira profissional hoje

Hoje a carreira profissional esta mais ligada ao seu comportamento, aos seus conhecimentos acumulados, as experiências que teve e as pessoas que conheceu no caminho. É uma questão de Estudo, Experiência e Networking, e para conseguir desenvolver essas três áreas com qualidade você vai precisar se dedicar a três letrinhas básicas: CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Conhecimentos

O conhecimento está ligado ao lado mais teórico, e você só vai conseguir desenvolver com estudos. Não falando de estudos formais, precisa entrar em um curso X ou Y para desenvolver conhecimento em determinada área. Hoje é perfeitamente possível aprender muito na Internet, fazendo uso de sites especializados, vídeos no Youtube, cursos a distância em diversas instituições de ensino, blogs, fóruns e muito mais. A grande rede está vasta de recursos e basta você saber aproveitar. Se quiser algo um pouco mais organizado e fácil de encontrar, pode recorrer aos livros – eterna fonte de aprendizado.

Habilidades

As habilidades estão ligadas ao saber fazer, é a coisa da experiência. Nesse caso experiência não tem absolutamente nenhuma relação com quantos dias ou meses você ficou em determinado cargo ou função, e sim no que você aprendeu efectivamente com o tempo que passou nele.

Atitudes e Networking

E por fim o Networking é muito influenciado pelas suas atitudes. As atitudes na verdade acabam influenciando tudo na sua carreira. Se você tem atitudes positivas, pro-activas e busca sempre se relacionar bem com os colegas, vai ter mais chances de ser promovido, de ser mudado de função e de conseguir novas experiências e habilidades. Vai ter mais chance de aprender nas conversas com os colegas, na colaboração e de desenvolver mais conhecimento.

E por fim, se as suas atitudes forem sempre direcionadas para a criação de coisas positivas e relacionamentos saudáveis, você vai conseguir criar um networking muito mais poderoso e vai ter a chance de desenvolver uma carreira mais promissora, dinâmica e fluida.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone