Como pedir aumento de salário em tempos de crise?

Em período de crise, parece não ser muito aconselhável pedir um merecido aumento de salário, devido ao elevado índice de desempregados. No entanto, é importante realçar que em momentos de crise é também quando as empresas mais necessitam manter os seus colaboradores mais competentes e a competência tem um valor que deve ser reconhecido pela entidade empregadora.

É importante que olhe para o salário como uma forma de recompensa pelo trabalho exercido que engloba três pilares fundamentais: conhecimento técnico, comprometimento e resultados oferecidos.

 

Como pedir o aumento de salário?

Como primeiro passo, deverá fazer uma auto avaliação do seu desempenho na organização. É importante que tenha contribuído para o crescimento da empresa. Ao analisar a sua performance leve em consideração as acções que, de facto, são diferenciais em relação às actividades que foi contratado a desenvolver. É crucial ter argumentos plausíveis para justificar ao empregador o seu aumento de salário, portanto, apresente a sua avaliação de desempenho, contribuição e mostre como os seus resultados superam as metas estabelecidas.

Após esta auto avaliação e preparação, deve convidar o seu chefe para uma conversa, sendo que deve ser feita num momento em que os dois estejam tranquilos sem muitos assuntos para resolver. É igualmente importante que seja directo e verdadeiro, expondo todos os seu argumentos que tem ao seu dispor e estando aberto a qualquer tipo de feedback.

 

O que deve evitar ao pedir aumento de salário?

No momento em que vai dialogar com o seu chefe, evite argumentos do tipo “tempo de casa”, “idade” e conclusão da graduação, alegando que você merece o aumento por conta dessas justificativas. De acordo com o especialistas, nunca se deve colocar a situação em que não está disponível para negociar, por exemplo, “ou consigo o aumento, ou vou pedir demissão”, principalmente em tempos de crise.

Tenha também em atenção o momento actual da empresa e do seu mercado de actuação. Algumas empresas reconhecem os valores dos colaboradores, porém não conseguem levar adiante o reconhecimento salarial em função do seu momento no mercado.

 

O que fazer quando o aumento é negado?

É preciso estar preparado para qualquer que seja a resposta do seu chefe, seja o “sim” ou “não”, e deve manter sempre a calma independentemente da resposta.Tudo é uma questão de tempo, “o importante é manter o entusiasmo e o comprometimento profissional, pois esse “não” pode ser mudado rapidamente.
Só será um caso perdido se você demonstrar desinteresse e não manter o comportamento focado nos resultados e nos argumentos que o levaram a pedir o aumento. Se o aumento de salário acabar por não chegar, converse novamente com o seu chefe para saber o motivo e o que pode você pode fazer para contornar essa situação.

Caso passado um tempo não consiga o tão desejado aumento de salário, o melhor a fazer é começar a procurar outro emprego.Em muitos sectores a forma mais rápida de ser promovido é mudar de empresa. Se acha que no seu emprego actual não o valorizam como merece e isso não vai mudar, o melhor a ser feito é procurar outra empresa onde você possa ter mais chances de ser reconhecido profissionalmente.

 

O que achou do artigo? Tem mais alguma dica sobre como pode pedir aumento de salário em tempos de crise? Partilhe nos comentários!