Apertos de mão que prejudicam a sua carreira!

Fique atento! O seu aperto de mão pode ser muito importante para criar uma boa ou má impressão ao primeiro contacto.

Se está empregado, pode ser importante para o seu dia-a-dia no contacto com clientes, por exemplo. E se está desempregado, o seu aperto de mão pode ter importância na altura de cumprimentar o recrutador quando vai a uma entrevista de emprego.

Um bom aperto de mão é uma boa primeira impressão

Especialistas na área comportamental dizem existir 6 tipos de aperto de mão a se evitar no âmbito profissional. Tente identificá-los na lista abaixo e se for praticante de algum dos mesmos, o nosso conselho é que se esforce para melhorá-lo.

  • O Peixe Morto

É um aperto de mão tão fraco e mole que faz a outra pessoa sentir como se tivesse acabado de pegar num peixe morto. Isso faz com que ao apertar uma mão mole, reduza também o seu aperto!

  • O Alicate

É um aperto de mão que agarra e aperta os dedos até ficarem roxos e faz a outra pessoa ter a sensação de que eles vão cair. Depois de levar um aperto de mão destes, vai ter que apertar o pulso algumas vezes para o sangue voltar a circular novamente. Este tipo de aperto de mão é normalmente uma dica sobre a necessidade que a pessoa tem de assumir o controlo.

  • O pequeno aperto de dedos

Um aperto em que a pessoa parece ter medo de se comprometer com o aperto de mãos e não estende os seus dedos o suficiente para fazer um bom contacto. Se é destas pessoas, tente inclinar o seu corpo para criar uma boa conexão com as mãos.

  • A Bomba

Neste, o engraçado é que quando se pensa que o aperto de mão está prestes a terminar, a pessoa sacude e abana a sua mão duas vezes antes de a largar. Este tipo de aperto de mão lembra quase aqueles que usávamos na adolescência.

  • O Demorado

Acontece que a pessoa simplesmente não quer largar a sua mão, mesmo quando você começa a reduzir o aperto de mão.

  • O “preciso de uma toalha”

Evite apertar a mão de alguém se tiver as mão suadas ou molhadas, este acto vai deixá-la à procura de um guardanapo ou de uma toalha ou a querer encontrar o wc mais próximo.

Neste caso, é preciso ter em mente que para algumas pessoas o suor nas mãos é muito difícil de controlar, especialmente se estão sob stress. Se este é o seu caso, saiba que existem produtos para reduzir o suor.

 

E agora, foquemos um pouco em como solucionar o seis problemas acima.

Como dar um aperto de mão correctamente:

6 dicas básicas para melhor o seu aperto de mão.
  1. Em primeiro lugar, sorrir e manter contacto visual com a pessoa.
  2. Se está sentado, levante-se. É um sinal de respeito. Depois, dê um passo em direcção à pessoa.
  3. Enquanto está a dar um passo à frente, estenda a sua mão direita. Portanto, se estiver numa situação onde vai conhecer pessoas novas, tente manter a sua mão direita livre.
  4. Dê um aperto de mão firme, mantendo o contacto mão-com-mão. Se apertar acidentalmente os dedos em vez disso, basta ajustar o seu aperto.
  5. Termine o aperto de mão ao fim de três a quatro segundos, ou quando a outra pessoa reduzir o seu aperto.
  6. Se as palmas das mãos estão suadas, limpe-as discretamente num guardanapo ou na sua perna antes de estender a mão para cumprimentar alguém.