Acrescentar habilidades e concorrências a tua CV

Não é sozinho que vamos explicar a diferença entre habilidades e concorrências, sina que vamos dizer como incluir esta informação no CV. Nos últimos tempos fala-se muito deste tema e os empregadores têm-no a cada vez mais em conta nos processos de selecção.

habilidades

Pelo geral, perguntam-no e avaliam numa entrevista, mas podes antecipar a este momento e tratar de chamar sua atenção incluindo-o em já tua currículum.

Que são as habilidades e concorrências?

Vamos propor alguns exemplos de habilidades e de concorrências para poder ver as diferenças. Uma habilidade é conhecer uma linguagem de programação; a concorrência seria saber programar nessa linguagem. De uma forma mais genérica, uma habilidade pode ser ter a capacidade de ser organizado e de planificar, enquanto a concorrência seria a de orientação aos resultados.

Em resumo, uma habilidade significa que estás capacitado para realizar uma tarefa concreta, tens adquirido a habilidade através do conhecimento, a preparação ou inclusive um hobby ou torcida. Uma concorrência vai para além, implica que tens levado à prática o conhecimento que tens adquirido e que o podes integrar em teu trabalho diário, em tua forma de desempenhar as tarefas das que te vais responsabilizar no posto de trabalho.

Por outro lado, uma habilidade costuma fazer parte de uma concorrência, é mais específica. Por exemplo, para ter a concorrência de trabalhar em equipa há que possuir, entre outras, a habilidade de cooperar; para ter a concorrência de liderança, uma das habilidades é conhecer os recursos. Ou bem algo mais prático e concreto: a habilidade de saber solfeo é necessária à hora de desempenhar a concorrência de compor música; a habilidade de poder conduzir um camião é necessária para a concorrência de transporte de mercadorias.

Habilidades e concorrências, juntas mas não revoltas

Te propomos três formas de integrar as habilidades e concorrências em tua CV:

  • Incluir o apartado de #8220;Habilidades &e concorrências”. Colocar-se-ia após os apartados de experiência e formação. É preferível não dividir este apartado em habilidades por um lado e concorrências por outro, pois não sempre estão claros os limites. O melhor é começar por pôr as habilidades e terminar com as concorrências. Algumas das referências que incluis no apartado de #8220;Outros &dados de interesse” seguramente podem passar a este novo apartado, por exemplo, o domínio de programas, o nível de um idioma ou se tens determinado carta de condução. Estas seriam habilidades, mas terias que completar o apartado com concorrências.Não têm por que estar relacionadas com as habilidades que tenhas posto, podem ter um carácter mais geral, como “trabalho em grupo” ou “liderança”.

 

  • Incluir as habilidades e concorrências na cada uma das experiências profissionais e na cada formação cursada, ou ao menos nas mais significativas. Isto pode provocar que teu currículum termine sendo demasiado extenso, pelo que se aconselha mais em caso que não se tenha uma trajectória demasiado ampla.

 

  • Pode-se fazer uma mistura das duas anteriores, isto é, incluir em algumas experiências ou actividades formativas as habilidades e concorrências específicas e, por outro lado, acrescentar o apartado de habilidades e concorrências com as que sejam de carácter mais geral.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone