7 tipos de entrevistas de trabalho em una dinâmica de grupo

Até faz não muito as dinâmicas de grupo se orientavam quase em exclusiva a processos de selecção para recrutar a executivos ou altos cargos diretivos. Mas de um tempo a esta parte é muito habitual enfrentar-se a estas dinâmicas de grupo, que procuram encontrar perfis com determinadas aptidões que se consideram adequadas para outros postos mais técnicos.

dinâmica de grupo

dinâmica de grupo

Os departamentos de recursos humanos opinam que são decisivas à hora de encontrar ao candidato ideal, já que ao expor a um palco controlado podem  valorizar determinados aspectos de sua personalidade que só afloran na interacção de grupo. Estes são os tipos de entrevistas em grupo mais comuns.

No perfil de um bom comercial tem que brilhar a capacidade para se expressar e dar a volta a um argumento, sobretudo a um aspecto negativo de um produto ou de uma proposta. Nas dinâmicas grupales empregadas na selecção de pessoal, o candidato enfrenta-se a uma audiência à que tem que seduzir e convencer. Mas esta aptidão para as habilidades comunicativas não se procura só nos comerciais. Um chefe de área ou de departamento também tem que convencer à alta direcção do trabalho de sua equipa, e está a ser uma forma de entrevista habitual nos postos para atenção ao cliente.

As dinâmicas de grupo mais frequentes nas entrevistas que valorizam a expressão oral e a persuasión são estas:

  • Foro. Esta dinâmica de grupo consiste na apresentação coletiva de um tema eleito pelos empregadores. A cada candidato faz sua contribuição. Valorizar-se-á como se desenvolve o argumento, se se faz de uma forma ordenada, a linguagem corporal e os conhecimentos relacionados com o posto.
  • Debate. Abordar um tema desde posições encontradas é o que procura esta técnica. Trata-se de posicionar previamente ao candidato a favor ou na contramão e ter que argumentar sua postura. Procura-se a clareza na exposição e a criatividade, já que não se pede defender a própria postura, sina uma alocada.
  • Tormenta de ideias. Expressão livre e espontánea sobre um tema. Trata-se de lançar ideias sem restrições. A originalidade será um factor muito positivo na avaliação.
  • Mesa redonda. Mediante este método pretende-se que o grupo chegue a acordos ou recomendações. Trata-se de uma discussão e não só a exposição de ideias. Valorizar-se-á que se respeitem os turnos, a escuta e as propostas com argumentación.
  • Painel. Neste caso persegue-se que na dinâmica de grupo se exponha um tema o abordando desde diferentes visões ou áreas da empresa.

Outro tipo de técnicas de grupo utilizadas nas entrevistas têm que ver mais com a resolução de um problema exposto. Pode propor desde uma situação imaginária ou um problema rotineiro ou real ao que pode se enfrentar o candidato.

Alguma vez tens tido que fazer uma dinâmica de grupo? Como foi tua experiência? Comenta e compartilha!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone