6 DICAS PARA A BUSCA POR EMPREGO DURANTE A PANDEMIA

Busca de emprego durante pandemia

O mundo enfrenta actualmente um novo normal, um período de grandes alterações resultantes da pandemia da Covid-19. Para fazer face ao novo coronavírus os países têm implementado uma série de medidas de combate e prevenção, como por exemplo Angola que seguiu com o decreto do Estado de Emergência e Estado de Calamidade.

Estas medidas têm impacto em vários sectores dos quais as empresas não são exceção, pois têm igualmente sentido os efeitos negativos resultantes da Covid-19, implicando assim no número de ofertas de trabalho já antes sob efeito da crise económica pelo qual o país tem atravessado.

Muitas são as incertezas diante de um cenário em que as previsões para o ano são alteradas, e em que as empresas comunicam despedimentos ou encerramento das actividades. Esta situação tem preocupado grande parte dos que buscam a inserção no mercado de trabalho ou por um melhor posicionamento no mesmo. Continuam as empresas a recrutar? Vale a pena pesquisar por vagas de emprego? Que aspectos devo considerar para conseguir o emprego nesta fase pandémica? 

Apesar do cenário actual não ser muito incentivador, é importante lembrar que não sucede necessariamente o mesmo em todos os sectores ou empresas. É o caso de empresas que durante este período os departamentos de Recursos Humanos continuam a contratar para o seu quadro de pessoal. Além das oportunidades de emprego em período integral, há empresas contratando para preencher cargos baseados em projetos e contratos temporários

O mercado continua dinâmico, algumas empresas continuam a procurar por profissionais que possam inclusive responder aos desafios que enfrentamos.

A Jobartis por exemplo continua a divulgar as ofertas de emprego no mercado angolano. Para candidatar-se nas vagas recentemente divulgadas clique aqui: vagas de emprego – Jobartis.

Partilhamos 7 dicas para lhe ajudar a melhorar a sua pesquisa de emprego e obter maiores chances de sucesso durante durante esta fase de pandemia:

1. DEFINA UM INTERVALO DE TEMPO PARA PESQUISAR EMPREGO

Um aspecto fundamental na busca por emprego é considera-la exactamente como um “emprego”, sendo assim necessário engajamento.

Estabeleça um período determinado para trabalhar nisso, um horário de início e de término. Trabalhe de forma organizada, com ações bem definida. É importante avaliar o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado para que as expectativas sejam realistas.

Evite também direcionar suas energias a todas as vagas que lhe aparecem. Tenha uma meta de carreira e foque no essencial.

2. FORTALEÇA SUAS CONEXÕES NAS REDES SOCIAIS

O uso das redes sociais tem crescido muito, principalmente neste período de isolamento social. Entre em contacto com amigos, mentores e ex-colegas de trabalho/escola para possíveis recomendações. Conecte-se às pessoas que são referências no sector em que actuas, participe em eventos e formações online sobre emprego, carreira e o seu sector de actividade, inscreva-te nos grupos de redes sociais para alargar sua rede e identificar novas vagas. Recomendamos abaixo alguns grupos de conteúdos sobre empregabilidade:

Facebook: Jobartis Emprego

Linkedin: Jobartis – Emprego Angola

Whatsapp: Jobartis Emprego

 

3. IDENTIFIQUE E SE INSCREVA VAGAS DE SECTORES EM CRESCIMENTO

Estar em sintonia com a dinâmica do sector empresarial é muito importante para quem procura por uma oportunidade de emprego. Identifique empresas e sectores que se adaptaram bem nesta fase de incertezas e que estão melhor posicionadas nesta nova realidade. Empresas do sector tecnológico e não só, estão equipadas para o modelo alternativo do teletrabalho. Empresas do sector da saúde, logística ou entregas também têm verificado crescimento. Utilize as várias opções de pesquisa da vagas no portal: Pesquisar vagas.

4. ACTUALIZE O SEU CURRÍCULO E PERFIS ONLINE

Este período de isolamento e de alguma pausa em determinadas actividades individuais, torna-se oportuno para melhor organizar ou actualizar o currículo, bem como os dados nos perfis online. É importante destacar aspectos como realizações, formação e competências profissionais. Consulte algumas dicas sobre Elaboração de Currículo.

O perfil no portal Jobartis, uma vez preenchido com os dados, lhe permite candidatar-se nas vagas do seu interesse, tendo o empregador acesso aos dados do candidato para a necessária avaliação. No entanto, é igualmente importante que os dados neste perfil sejam igualmente actualizados.  

Desenvolva também sua marca pessoal e uma boa narrativa de sua história, para dar às empresas e recrutadores uma ideia da sua missão. Além disso, ler a descrição do trabalho durante a candidatura em uma vaga é um factor importante para mostrar habilidades específicas correspondentes.

5. SEJA FLEXÍVEL E CONSIDERE AS OPORTUNIDADES TEMPORÁRIAS

A fase actual impõe a necessidade de uma maior flexibilidade, e muitas vezes isso passa por abraçar uma oportunidade, mesmo que temporariamente, mas que agregue um valor positivo.

6. PREPARE-SE PARA ENTREVISTAS VIRTUAIS

O número de entrevistas virtuais tem aumentado principalmente nesta fase, como é o caso da Jobartis que para acautelar a saúde dos colaboradores e candidatos tem efectuado entrevistas através das plataformas digitais. Para a eventualidade de um contacto para entrevista e virtual, prepare-se e garanta que corra tudo bem. Veja aqui algumas dicas para uma entrevista virtual: Entrevista por video chamada. Como se preparar?


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone