5 tácticas para conseguir um novo emprego

Hoje em dia há muita concorrência no mercado de trabalho, sendo que de forma a ser contratado tem que se compremeter a destacar-se da concorrência, adoptando técnicas diferentes para a sua pesquisa de emprego. No artigo de hoje preparamos alguns segredos valiosos para cativar o recrutador e conseguir uma proposta de emprego. Confira as 5 tácticas fundamentais para conseguir um novo emprego:

Escolha onde você quer trabalhar

Seja diferente e não faça como a maioria das pessoas que enviam currículos para todas as empresas que estão a recrutar. É mais importante que se foque nas oportunidades ou empresas que realmente lhe interessam e dedique tempo a desenvolver uma carta de apresentação e a adaptar o seu currículo para ir ao encontro do que é solicitado na vaga de emprego.

Conheça a empresa

É fundamental que um candidato conheça bem a missão e os valores da empresa, como se posiciona no mercado, etc. É impossível ter interesse ou vontade de trabalhar numa organização quando não se sabe nada sobre ela. Quando o recrutador se  apercebe de que não conhece nada sobre a empresa, as suas chances de ser contratado diminuem significativamente. Procura conversar com as pessoas que trabalham na empresa ou pesquisar sobre a mesma nas redes sociais, para ver como você se pode encaixar nela. Essa é a diferença entre apenas querer um novo emprego e querer uma oportunidade de carreira.

Não diga, mostre
Demonstra na prática que você realmente possui os conhecimentos que está falar! Se for um jornalista, mostre o último artigo que escreve. Por exemplo, se procura um novo emprego na área de marketing, crie um plano para alavancar os lucros num mercado pouco explorado. Mostre como você venceria os desafios se fosse contratado. Pode parecer uma loucura chegar a uma entrevista de emprego ou enviar uma carta de apresentação com esses planos, mas essa táctica vai colocá-lo numa posição vantajosa em relação a outros candidatos.

Procure o contacto directo

Muitas vezes as candidaturas são recebidas num email geral da empresa, antes de se candidatar procure saber quem é a pessoal responsável pelo recrutamento e tente entrar em contacto directo via email ou LinkedIn. Isto irá ajudá-lo a destacar-se entre as dezenas de candidaturas que normalmente um recrutador recebe para cada vaga de emprego.

Seja prático e assertivo

Durante uma entrevista de emprego seja directo, explique o que pode fazer pela empresa, descreva a sua trajectória profissional, mostrando as vantagens que a empresa terá em contratar você. Deve focar o seu discurso como pode ser uma mais-valia para a empresa. Mesmo que não possua todos os requisitos, mostre com a empresa beneficiaria se o tivesse a trabalhar numa determinada área ou tarefa. Utilize as características que o recrutador mais valoriza para construir as suas respostas.

Esperamos que estas tácticas lhe sejam úteis e o ajudem a encontrar um novo emprego. O que achou? Conhece outras tácticas que podem resultar? Partilhe a sua opinião nos comentários!