5 passos para ganhar autoconfiança no trabalho

Até os funcionários mais experientes precisam de ganhar autoconfiança no local de trabalho. Independentemente de ter mais ou menos experiência profissional necessita de um elevado grau de autoconfiança para superar os obstáculos que surgem no decorrer do seu percurso para alcançar um determinado objectivo.

Este artigo visa abordar sobre como pode impulsionar a sua confiança no local de trabalho, através destes cinco passos:

1. Seja positivo

Segundo o site Ponto RH os funcionários sentem-se mais confiantes no momento que eles indicam as suas intenções. Uma das técnicas que deve utilizar tem a ver com o controlo das suas emoções, no momento que é criticado. É preciso saber aceitar a crítica, aproveitá-la para melhorar o seu desempenho e pensar de forma positiva.

2. Confie na sua aprendizagem

É importante que quando se encontra numa determinada empresa a desempenhar uma função que confie nas suas capacidade mentais. A autoconfiança nasce de uma aprendizagem constante, para se tornar num funcionário mais confiante, leia muitos livros, faça cursos, participe em palestras, seminários etc. Tente sempre aprender algo novo todos os dias.

3. Lute para atingir os objectivos que quer atingir

Uma das maneiras de ser mais confiante no trabalho, é ser persistente para atingir os objectivos que foram definidos para a sua função. Existem sempre momentos bons e maus em qualquer trabalho, seja persistente, modele as estratégias de pessoas que são bem-sucedidas.

4. Seja bem-humorado

Quando está no seu local de trabalho seja uma pessoa que contagia os outros com energia positiva. A forma como você se movimenta, comunica, anda e o seu humor ajudam a aumentar a confiança. Quanto mais energia positiva tiver, mais preparado está para as diversas situações que podem vir a surgir no ambiente de trabalho. Quando você sorri para as pessoas o mundo também sorri para você, é muito importante sorrir porque gera empatia com os seus colegas e ajuda a aumentar a confiança. Aumentar a sua autoconfiança depende também da forma como se relaciona no local de trabalho.

5. Use roupas confortáveis

O outro passo para aumentar a sua autoconfiança no trabalho tem a ver com com o tipo de roupa que utiliza. Escolha roupas que você se sinta confortável usando enquanto trabalha, irá ajudá-lo a ser mais confiante a focar-se nos objectivos que tem à sua frente.

Pratique estes hábitos saudáveis diariamente no seu local de trabalho e veja que gradualmente se irá tornar num trabalhador mais confiante!


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone