5 dicas para não cair no golpe do falso emprego

A concorrência no mercado de trabalho é cada vez mais feroz e infelizmente nos últimos tempos há pessoas sem escrúpulos que estão a tirar proveito dessa situação enganando pessoas com promessas de emprego. Todos os dias ouvimos relatos de pessoas que são vítimas de falsas vagas de emprego, principalmente em Luanda.  As pessoas mais afectadas são as que demonstram sentimento de desespero e outras que se encontram numa situação financeira fragilizada. Para não cair na rede dessas sem escrúpulos todo cuidado é pouco.

Caso esteja neste momento a procurar emprego é importante que esteja mais atento e não aceite telefonemas de burlões que só querem aproveitar-se da fragilidade das pessoas. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como evitar cair na vaga falsa e descobrir se a oferta de trabalho é verdadeira.

Desconfie de telefonemas sobre vagas urgentes

De acordo com as informações de várias pessoas que já foram burladas, geralmente, os burladores usam esse método de despertar um sentimento de urgência no candidato. Quando receber uma ligação do género mantenha a calma e não tome nenhuma decisão precipitada. Os burladores a cada dia que passa estão a utilizar diversos métodos para enganar as pessoas menos atentas, tais como prometer uma vaga de emprego numa determinada empresa e pedir-lhe certos dados pessoais (ex: número da conta bancária) ou dizer que você deve enviar cartão de saldo ou pagar. Nunca forneça este tipo de dados por telefone, quando os recrutadores telefonam para um candidato nunca solicitam este tipo de informação.

Desconfie de vagas urgentes divulgadas em redes sociais
É importante esteja atento as vagas de empregos que são divulgados nas redes sociais com tom de urgência, prometendo grandes benefícios, e que geralmente direccionam as pessoas a clicarem em links para sites duvidosos. Confira sempre qual a origem da divulgação da vaga.

Não acredite em promessa de vaga garantida

Não se deixa enganar com promessa de vaga garantida. Qualquer empresa efectua testes ou entrevistas para ver se o candidato possui os requisitos para preencher uma determinada vaga antes de o contratar.

Se você quer vaga tem que pagar

Os serviços de recrutamento são pagos pelas empresas para escolher os melhores profissionais. O trabalhador não deve ser impedido de assumir a vaga por falta de pagamento de nenhuma taxa. Desconfie sempre quando lhe pedem para avançar com um pagamento para ser contratado para uma empresa.

Suspeite de salário alto

Geralmente as empresas pagam salários altos aos profissionais altamente qualificados ou que subiram de cargo de forma gradual. Procure sempre obter mais informações quand uma empresa lhe prometer um salário elevado e muitos benefícios a dizerem que não é preciso ter experiência.

Procure sempre obter o máximo de informação possível sobre a empresa que está a recrutar. O LinkedIn é uma boa ferramente para encontrar pessoas que trabalham na suposta empresa e entrar em contacto com elas.

Se procura emprego veja agora como deve personalizar o seu CV para uma vaga de emprego e veja na Jobartis todas as vagas que estão em aberto neste momento.


Receba as últimas publicações e novidades da Jobartis

Nome
Email
Telefone